Hospital Universitário Walter Cantídio tem programação especial no Julho Amarelo

Imagem: O Julho Amarelo é dedicado ao tratamento e à prevenção das hepatites viraisPara dar visibilidade ao Julho Amarelo, campanha dedicada ao tratamento e à prevenção das hepatites virais, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, conta com programação especial neste mês. As hepatites são a principal causa de câncer e de transplantes de fígado. Há dois anos o HUWC possui o maior serviço de transplantes hepáticos do País, com 152 procedimentos feitos em 2014.

"Segundo estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 3 milhões de brasileiros têm o vírus da hepatite C e 3 milhões têm o vírus da hepatite B, o equivalente a aproximadamente seis vezes o número de portadores de HIV", explica Elodie Hyppolito, médica hepatologista do HUWC. O alerta é que menos de 20% desses pacientes sabem que são portadores e, por isso, não buscam tratamento, pois as hepatites crônicas são doenças que não causam qualquer tipo de sintoma até que esteja em fase avançada. "Cerca de 20% desses pacientes evoluirão com cirrose e 10% apresentarão câncer de fígado, se não forem tratados", pontua.

A recomendação do Ministério é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde. Pessoas que receberam sangue antes de 1993, usuários de drogas, gestantes, profissionais de saúde e tatuados também devem fazer o exame, bem como pessoas com múltiplos parceiros sexuais, independentemente da idade. Quem tem mais de 45 anos precisa fazer o teste porque fez uso no passado de seringas e material hospitalar não descartável, como agulhas, que eram esterilizadas de forma precária.

Ainda segundo Elodie Hyppolito, até o ano passado, apenas 50% dos casos de hepatite C tinham cura, e o tratamento ocasionava muitos efeitos colaterais. Neste ano, com o avanço das pesquisas, o índice de cura pode chegar a 95%, e o tratamento não traz quase nenhum desconforto ao paciente. Apesar de muito caro, estará disponível na rede pública de saúde até o final do ano. No caso da hepatite B, já há vacina nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade.

PROGRAMAÇÃO – Como 28 de julho é o Dia Internacional da Luta contra as Hepatites Virais, durante todo o mês há distribuição de material informativo e testes rápidos para detecção do vírus da hepatite C. No dia 20 de julho, o HUWC promoverá a Manhã de Prevenção – Dia D das Hepatites, com palestras, oficinas e exposições, conforme programação a seguir:

9h – teste rápido de hepatite C – vacina para hepatite B – oficina de pintura para pacientes com hepatite C – alongamento com fisioterapeuta. Local: Praça das Mangueiras, no HUWC, Campus de Porangabuçu;
11h – palestra: "Doação de Órgãos e Diagnóstico de Morte Encefálica", com Carolina Nóbrega, médica hepatologista da Central de Transplante;
11h20min – palestra: "Novos Tratamentos da Hepatite C", com o Prof. José Milton de Castro Lima, coordenador do Ambulatório de Hepatites do HUWC.

As palestras, que têm como público-alvo pacientes e profissionais de saúde, acontecem na sala C da Biblioteca de Ciências da Saúde, na Faculdade de Medicina da UFC (Campus de Porangabuçu). O Julho Amarelo é uma iniciativa do Comitê Estadual de Hepatites Virais, e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Grupo ABC Vida, Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet) e Ministério da Saúde.

ATENDIMENTO – O HUWC dispõe de atendimento para pacientes portadores de hepatite C:

– Ambulatório de Hepatites Virais (quarta-feira pela manhã), com o médico José Milton de Castro Lima, para todos os tipos de pacientes;
– Ambulatório de Transplante de Fígado (todos os dias), na recepção do Hospital, para portadores de hepatites virais com cirrose. Telefone para agendamento: (85) 3366 8235 e 3366 8582;
– Ambulatório de Coinfecção – HIV e hepatites virais (segundas, terças e quintas-feiras à tarde), com a médica Roberta Luís.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC-Ebserh – fone: 85 3366 8183