Missão, sonhos e valores éticos pautaram discursos na Concha Acústica

Imagem: UFC graduou 389 novos profissionais na cerimônia dessa terça-feira (Foto: Jr. Panela)A Universidade Federal do Ceará graduou 389 novos profissionais na noite dessa terça-feira (11), em solenidade que para o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor em exercício, foi carregada de significados e "traduz o cumprimento da missão mais nobre confiada à instituição de ensino superior, qual seja, entregar à sociedade novos profissionais, habilitados a exercer com responsabilidade e proficiência aquele ofício para o qual se prepararam nos bancos da academia". Disse, também, estar diante "de 389 projetos de vida que se alicerçam nos conhecimentos e valores absorvidos nesta que é uma das maiores e melhores universidades federais do País, uma das que mais cresceram em anos recentes, mais se expandiram territorialmente, sem comprometer a excelência de tudo o que faz", assegurou.

O Prof. Helano de Sousa Castro, coordenador do Curso de Engenharia de Computação, escolhido para representar o corpo docente, reconheceu em discurso que os estudantes estavam realizando um sonho. "Penso que, se você é capaz de sonhar, você é capaz de fazer". Para ele, os sonhos são muito importantes, pois "a partir deles a Humanidade realizou muitas conquistas". Citou o famoso discurso de Martin Luther King Jr., conhecido por "I have a dream", e John Lennon, que certa vez disse que "um sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade".

Leia mais: Histórias de superação marcam segundo dia de colação de grau em Fortaleza

Para Tiago Luiz Maciel de Alencar, do Curso de Computação, que falou em nome dos graduandos, "a conclusão do curso é a primeira vitória para a construção da carreira que sonhamos e do futuro que queremos viver". Admitindo ter sido tomado de "ansiedade e nervosismo" ao saber que iria falar em nome de todos os formandos, pediu que o momento fosse comemorado com "alegria e pompa", mas observou que estavam apenas no começo. "Enfrentaremos batalhas mais difíceis e mais desafiadoras", lembrou. E finalizou  conclamando que os recém-formados não percam de vista os "valores herdados de nossos pais e adquiridos no meio acadêmico".

Imagem: Reitor em exercício, Prof. Henry Campos, e Pró-Reitor Gil de Aquino Farias durante colação (Foto: Jr. Panela)RITUAL – A cerimônia de colação de grau seguiu o ritual preparado pela Chefe do Cerimonial, Cláudia Albuquerque, e teve início com o cortejo universitário, tendo à frente o Reitor em exercício, Prof. Henry Campos, seguido de demais autoridades acadêmicas com vestes talares. O cortejo saiu do Salão Nobre da Reitoria e entrou na Concha Acústica pela passarela central até o palco onde estava a mesa destinada às autoridades universitárias. O Prof. Henry Campos abriu a cerimônia chamando o orador representante dos estudantes e, em seguida, o docente que falaria em nome dos professores. Após os discursos, os graduandos fizeram o juramento, repetindo o texto lido pela Chefe do Cerimonial. Depois, o Reitor leu o Termo de Colação de Grau, que termina com uma explosão de alegria dos agora graduados, familiares e amigos.

Veja mais fotos da segunda noite de colação de grau em Fortaleza no Flickr da UFC

ELEFANTE – Valendo-se de uma parábola indiana sobre como alguns cegos percebiam um elefante (cada qual, ao apalpar o animal, dava uma descrição diferente), o Prof. Helano Castro disse que os "aspectos da vida dependem da perspectiva que temos dela". "Pessoas diferentes podem ter visões diferentes de um mesmo problema e nenhuma delas estará errada, apenas terá uma visão incompleta da realidade", complementou. Assim, "penso que é importante termos consciência que os conhecimentos que adquirimos em nosso processo de formação acadêmica são apenas parte de um todo muito maior e que, portanto, a conversa entre saberes é importante para que tenhamos uma ideia desse imenso elefante que é o mundo".

Por fim, propôs que "as nossas atuações profissionais sejam pautadas não apenas pelo saber técnico-científico, mas pelo fazer ético e que, em assim fazendo, possamos, então, mostrar que não é necessário abrir mão do progresso para termos uma sociedade justa".

GRADUADOS – Do Centro de Ciências graduaram-se estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Computação, Estatística, Licenciatura e Bacharelado em Física, Geologia, Geografia, Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Matemática Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química e Biotecnologia. Do Centro de Ciências Agrárias colocaram grau formandos dos cursos de Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca e Zootecnia. Do Centro de Tecnologia graduaram-se alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica,  Engenharia Química e Engenharia de Petróleo.

HOJE – Nesta quarta-feira (12), colarão grau 500 concludentes de 12 cursos ofertados pelo Centro de Humanidades, pela Faculdade de Direito, pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e pela Faculdade de Educação. A oradora docente será a Profª Carmensita Matos Braga Passos, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação. Nathalia Barbosa Alves, aluna do Curso de Biblioteconomia, discursará em nome dos estudantes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332