Reitor destaca diploma obtido em Universidade de prestígio, tradição e competência

Imagem: O Reitor Henry Campos destacou o prestígio dos diplomas da UFC (Foto: Ribamar Neto)Em seu discurso na noite desta quarta-feira (12) encerrando o ciclo de colações de grau em Fortaleza, o Prof. Henry Campos, Reitor em exercício da UFC, afirmou aos concludentes que "se persistem alguns temores diante dos desafios futuros, estou certo de que vocês irão suplantá-los, utilizando, para tanto, o mesmo talento que os impulsionou até agora, a mesma garra que os inspirou ao longo do trajeto universitário".

E mais: "na retaguarda haverá o diploma obtido em uma Universidade de prestígio, aquela que, em 60 anos, formou sucessivas gerações de lideranças cearenses, em todas as áreas da vida pública e do setor privado, aquela que edificou uma tradição de competência e seriedade, conquistando não apenas o respeito, mas sobretudo a benquerença do nosso povo".

Sem desistir do sonho: histórias de persistência de quem não quis abrir mão do diploma

Veja a galeria de fotos do ciclo de colações de grau no Flickr da UFC

A concludente do Curso de Biblioteconomia, Natália Barbosa Alves, representante do corpo discente na solenidade, também destacou a importância da UFC, dirigindo agradecimentos ao corpo docente da Instituição, que no seu modo de ver "são reconhecidos por saber traduzir conhecimento e transformar por devoção". Admitiu não existirem "palavras suficientes para agradecermos os ensinamentos vividos neste lugar. Lugar que ao mesmo tempo trará saudade, mas que também mostrará o orgulho em proferir a frase 'Eu fui estudante da UFC'".

Imagem: A concludente do Curso de Biblioteconomia, Natália Barbosa Alves, representou o corpo discente (Foto: Ribamar Neto)PRESENTE, PASSADO, FUTURO – A oradora representante dos professores, Profª Carmensita Matos Braga Passos, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, observou que aquele era o momento de comemorar o fechamento de um ciclo na vida de todos os formandos. "E esse momento presente se enlaça com o passado e se compromete com o futuro", complementou.

E mais: "do passado desfilam hoje em suas memórias tantas experiências vividas, acertos, erros, alegrias, decepções, amizades construídas, professores que marcaram, conhecimentos adquiridos, dificuldades ultrapassadas, medos superados, aprendizagens alcançadas, novas habilidades, valores e atitudes desenvolvidos como sujeitos, cidadãos e profissionais".

Sobre o presente, a Profª Carmensita Passos falou das "vitórias construídas desde o passado". E fez uma indagação: "E o futuro? Mais um recomeço, novos medos, inseguranças, erros, dificuldades? Certamente! Um novo ciclo se abre. Novas aprendizagens, conhecimentos, amizades, novos espaços, novos desafios virão", assegurou.

CRIATIVIDADE – A Profª Carmensita ainda desejou aos recém-formados que deem continuidade "ao processo formativo, ao aperfeiçoamento para que não se acomodem, que não se apeguem a verdades instaladas, para que viabilizem caminhos para a criatividade".

Para reforçar o que dizia, foi buscar no educador Paulo Freire a citação: "A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere alerta faz parte integrante do fenômeno vital. Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos".

QUALIDADE – Enfatizando o conceito de Instituição de nível superior de qualidade, o Prof. Henry Campos citou alguns dados que comprovam o avanço da UFC no período de 2008 a 2014, quando foram criados 45 cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado. Quando o Campus do Cariri transformou-se na Universidade Federal do Cariri, os campi de Sobral e Quixadá consolidaram-se e foram implantados os campi de Russas e Crateús.

Esse processo de expansão atraiu para a UFC um grande contingente de mestres e doutores e abriu oportunidades para milhares de jovens nos 109 cursos de graduação, 64 de mestrado e 42 de doutorado, prosseguiu o Prof. Henry Campos, dando destaque, também, ao êxito dos cursos do Instituto UFC Virtual.

PROFISSIONAIS – Colaram grau, na noite desta quarta-feira (12), concludentes dos cursos de Direito (92), Biblioteconomia (20), Ciências Sociais (10), História (14), Letras-diurno e noturno (52), Psicologia (33), Ciências Econômicas (50), Administração (80), Ciências Atuariais (10), Ciências Contábeis (93), Secretariado Executivo (92) e Pedagogia (44), totalizando 590 novos profissionais.

O ciclo de colações de grau ficou encerrado em Fortaleza, mas segunda-feira (17) será realizada a solenidade de graduação de 14 alunos do Campus da UFC em Quixadá, concludentes dos cursos de Sistema de Informação, Engenharia de Software e Rede de Computadores, que, somados aos formandos de Sobral e Fortaleza, totalizam 1.559 graduados em 2015.1.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332