Nota sobre a ocupação da Reitoria
- Quarta, 02 Setembro 2015 13:13
A Reitoria da Universidade Federal do Ceará foi invadida por um grupo de estudantes no final da tarde dessa terça-feira, 1º de setembro, seguindo-se um processo de ocupação que interrompeu violentamente os serviços em curso. Portas foram quebradas e houve pichação do salão nobre e da galeria dos ex-Reitores, confisco das chaves do prédio e uso de móveis e utensílios para criar barricadas, além do impedimento de professores e técnicos de saírem espontaneamente do prédio.
Antecedendo a esse ato, na manhã de ontem, o Vice-Reitor no exercício da Reitoria recebeu o comando de greve dos estudantes. A tônica da reunião foi a abertura da agenda da Reitoria para encontros permanentes. Nessa ocasião, o comando de greve dos estudantes entregou um relatório contendo reivindicações e foi acertado que um diálogo permanente seria mantido – processo esse que foi sumariamente interrompido pelo ato de invasão.
Após a ocupação, negociações se seguiram até a madrugada. Ficou acordado que o grupo desocuparia a Reitoria às 6h desta quarta-feira, retomando o que já havia sido combinado na reunião da manhã anterior. Parte dos ocupantes cumpriu o acordo, mas um pequeno grupo permaneceu no prédio, desrespeitando o que havia sido acertado.
A Reitoria da UFC reitera seu compromisso com a Universidade Pública, Gratuita e sempre em busca de Qualidade, e tem clareza de que o diálogo é a melhor maneira de conduzir a Instituição.
Prof. Custódio Almeida
Vice-Reitor no exercício da Reitoria
Leia mais:
UFC oferta mais de 4,5 mil benefícios de assistência estudantil
Em encontro com residentes, UFC reafirma prioridade para assistência estudantil
Refeitórios dos campi de Quixadá e Sobral da UFC funcionam em novos prédios