Cientista dinamarquês fala sobre organização de sistemas no encerramento do Sinforgeds

Imagem: Prof. Birger Hjørland, da Royal School of Library and Information Science da Dinamarca, participou do ciclo de palestras do IV Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Foto: Viktor Braga)Com a conferência do Prof. Birger Hjørland, da Royal School of Library and Information Science da Dinamarca, ficou encerrado, na noite do último dia 19, o ciclo de palestras do IV Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), um dos mais importantes eventos sobre o uso de tecnologias eletrônicas e digitais na Medicina, que na manhã do dia 20 promoveu seis oficinas, no Hotel Mareiro, local onde se realizaram as atividades do evento.

O Prof. Hjørland falou sobre a organização dos sistemas de conhecimento de acesso à informação destinados à promoção da saúde coletiva, que ele dividiu em oito partes, tendo feito a observação de que o melhor sistema não existe, porque sempre haverá conflitos.

Veja mais imagens do IV Sinforgeds no Flickr da UFC

Apesar de sua experiência no campo da Psicologia, o trabalho do Prof.  Hjørland também é muito influenciado e orientado por aspectos sociológicos. Ele é responsável por duas importantes teorias de organização do conhecimento: a Análise de Domínio, parceria com Hanne Albretchsen, e Teoria do Conceito.

Imagem: Estiveram presentes ao IV Sinforgeds gestores de organizações de saúde, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências da Saúde, Computação, Direito, Letras, Tecnologia de Informação, Comunicação (Foto: Viktor Braga)Estiveram presentes ao IV Sinforgeds gestores de organizações de saúde, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências da Saúde, Computação, Direito, Letras, Tecnologia de Informação, Comunicação, de diversas universidades brasileiras, aos quais a Profª Virginia Bentes Pinto, coordenadora do Seminário, agradeceu a presença, fazendo menção especial ao palestrante da noite, o cientista dinamarquês, que gentilmente se prontificou a participar.

Na abertura do IV Sinforgeds, na noite de terça-feira (17), a conferência ficou a cargo do Prof. Luis David Castiel, que discorreu sobre "Informação e conhecimento – os dispositivos de automonitoramento e promoção da saúde", questionando as regras de saúde a serem seguidas. "Não se trata de ser contra a saúde e a prevenção", enfatizou o conferencista, "mas à ideia compulsória (e compulsiva) imposta pela saúde pública atual, que reivindica que todas as reduções do risco são saudáveis e, portanto, devem ser racionalmente obedecidas".

Leia mais: IV Sinforgeds começa com conferência que questiona aspectos da prevenção em saúde

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones 85 3366 7331 e 3366 7936