UFC forma 62 médicos da 107ª turma da Faculdade de Medicina, em Fortaleza

Imagem: Concludente discursa durante cerimônia de formatura (Foto: Viktor Braga/UFC)Em seu pronunciamento na solenidade de colação de grau de 62 formandos da Faculdade de Medicina da UFC, na tarde da última segunda-feira (6), o Prof. Henry Campos, Reitor da Instituição, além de parabenizá-los pela conquista, enfatizou: "Os novos médicos que temos à nossa frente sobraçando seu diploma universitário são profissionais de uma estirpe muito especial. Foram formados na universidade pública e isto adiciona algo valioso a seus perfis".

O Reitor afirmou que o Brasil é "um País que sempre adiou seu projeto de grande nação, próspera e socialmente justa" e lamentou que "o abismo que separa ricos e miseráveis continua demasiado profundo e cada vez mais inaceitável". Admitiu ainda caber aos brasileiros que tiveram acesso ao ensino superior de qualidade "edificar um Brasil melhor, onde não haja lugar para a miséria, a violência, a exclusão, a discriminação".

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Representando os concludentes, Ernane Bruno Osório Neto fez da gratidão a tônica de seu discurso. Agradeceu a Deus, aos pais, aos professores e aos pacientes: "Quando os perdemos, nos dão a lição de como somos falíveis". Admitiu que aquele era um momento difícil de traduzir em palavras porque os sentimentos aflorariam por meio de "sorrisos e lágrimas". Falando de convivência nos últimos anos, disse que foram forjadas grandes amizades e observou: "Quando se pensa que é o fim, estamos na verdade diante de um novo começo".

Escolhida pelos graduandos para falar em nome do corpo docente, a Profª Elizabeth de Francesco Daher, vice-coordenadora do Curso de Medicina, ressaltou que "há uma grande diferença ente ser médico e saber Medicina, e que é a consciência de cada um que irá ensinar a diferença".

Ela disse ter a certeza de que os concludentes receberam uma formação geral sólida porque o principal objetivo da Faculdade é proporcionar uma visão crítica, humanística e ética da Medicina. Para a Profª Elizabeth Daher, o que engrandece um profissional de Medicina é a humildade. Ela exortou os novos profissionais a lutarem "para que todos tenham acesso e chances de cura". Por fim, enfatizou que a Medicina é "a arte do amor" e pediu que os novos profissionais "se doem" com serenidade e seriedade, com ousadia e com cautela.

Imagem: Reitor, Vice-Reitor e professores entram, com suas vestes talares, no local da solenidade (Foto: Viktor Braga)RITUAL – O cerimonial da solenidade de formatura, que ocorreu no novo auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica, prosseguiu com o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, fazendo a entrega ao Reitor da lista com a assinatura dos graduandos que seria anexada à ata de colação de grau.

Em seguida, os representantes dos formandos – Paula Cabral Rebouças e Hermano Pontes de Castro – postaram-se à frente da mesa das autoridades acadêmicas, e o concludente João Paulo Carmo Rodrigues dirigiu, ao microfone, o Juramento de Hipócrates, repetido por todos os graduandos, de pé, com a mão direita levantada. O Reitor Henry Campos leu o termo de colação de grau e os considerou formados.

Leia mais: Concludentes de Medicina colam grau no Campus da UFC em Sobral

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938