Nota da administração: Universidade já retomou atividades presenciais e não recuará no cumprimento de sua missão institucional
- Segunda, 28 Março 2022 12:44
Há 12 dias, em 16 de março, empreendemos na Universidade Federal do Ceará (UFC) nosso retorno ao cotidiano acadêmico presencial, ocorrido em sintonia com a tendência mundial de reabertura. Após dois anos de trabalho árduo, esforços coletivos e redesenho de nossos métodos de ensino-aprendizagem, todo o possível foi feito para garantir que a UFC continuasse servindo nosso povo como sempre fez em seus 67 anos de criação.
Esta casa que hoje praticamente corresponde a um município de médio porte, constituída pelos mais de 42 mil membros de sua comunidade acadêmica, e estendida por territórios da Capital e Interior em nosso Estado, reafirma sua força e pujança no crescimento ocorrido no passado recente, que não será obscurecido por tentativas vãs de inviabilizar o cumprimento das atribuições a nós confiadas pela sociedade.
Apesar do desejo comum pela volta à rotina, já abraçada pela família UFC, grupos isolados que desconhecem ou insistem em ignorar, por razões ideológicas, os avanços ocorridos nos últimos dois anos na Universidade, vêm tentando tumultuar o funcionamento pleno da Instituição.
Preocupam a administração e a comunidade acadêmica convocatórias para manifestações feitas em tom de ameaça nas redes sociais. Inquieta-nos a constatação de que atores políticos alheios à UFC, professores de conhecida vinculação político-partidária e segmentos de entidades sindicais, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), seguem manobrando, de maneira irresponsável, os ânimos políticos e insistindo em criar obstáculos artificiais à normalização das atividades.
É visível que os responsáveis pelas ameaças relatadas e pelas tentativas de desestabilização (cujos responsáveis serão, decerto, identificados e responsabilizados) não representam o corpo discente e sequer integram espaços representativos, uma vez que o Diretório Central dos Estudantes da UFC (DCE) encontra-se em vacância de gestão. Exatamente por esta razão é que desejamos nos comunicar diretamente com cada servidor docente, servidor técnico-administrativo e estudante, para acolhê-los neste retorno e assegurar que segue sendo a grande baliza de nossos atos o mesmo cuidado e zelo que a UFC teve, nos últimos dois anos, ao elaborar as orientações e diretrizes para o funcionamento híbrido e, agora, presencial dos âmbitos administrativo, acadêmico e de infraestrutura.
Após este biênio desafiador nos flagelar com uma pandemia, praticamente já finda, não há mais justificativa para alijar a UFC de estar presente, ocupada e devolvendo ao povo cearense e brasileiro os resultados dos recursos nela investidos. Investimentos estes que frutificaram de maneira inegável nos últimos dois anos, mostrando que, apesar da difícil conjuntura orçamentária, o amplo apoio ao estudante e a elevação do nome da UFC nos rankings avaliativos têm sido prioridade, conforme atestam:
- A conclusão de 30 obras paralisadas (anunciadas em pacote de investimentos lançado em agosto de 2020) que agora servem à comunidade;
- Os avanços em propriedade intelectual, chegando à 27ª patente em dois anos, com captação recorde de recursos para pesquisa;
- O fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador, criando oportunidades para estudantes e professores;
- A implantação do maior plano de inclusão digital de nossa história, com distribuição de equipamentos, auxílio financeiro e chips de internet;
- A atribuição de bolsas e de auxílio-alimentação;
- A promoção de assistência à saúde e promoção de testagem para coronavírus;
Mais um indício dessa atenção especial foram as resoluções relativas à situação do Restaurante Universitário de Fortaleza, para a qual já foram adotadas as devidas providências administrativas e legais (além de medidas extraordinárias como o atendimento dos alunos vulneráveis por meio de auxílio-alimentação). Frisamos, ainda, que nas unidades dos campi no Interior não houve problemas com os fornecedores contratados e tudo transcorreu perfeitamente.
Para garantir o bom funcionamento da Universidade, qualquer novo encaminhamento referente aos temas que dizem respeito às necessidades estudantis será objeto de análise da Administração Superior da UFC e consulta à comunidade acadêmica, no que couber, afastando a possibilidade de manipulação por parte de grupos isolados que agem em nome de alguns parlamentares estranhos à nossa Instituição.
Voltamos: unidos, fortalecidos e convencidos de que foi o mais acertado a se fazer.
Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque - Reitor
Prof. José Glauco Lobo Filho - Vice-reitor