Excelência: Cursos de Biblioteconomia, Ciências Atuariais e Estatística também recebem nota máxima do MEC

Os cursos de graduação em Biblioteconomia, Ciências Atuariais e Estatística da Universidade Federal do Ceará confirmaram sua excelência e receberam nota 5, a máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), nas avaliações concluídas neste mês de junho.

Os avaliadores do MEC fizeram intenso levantamento de informações, reuniões com os corpos docente e discente e visitas aos laboratórios, salas de aula, bibliotecas e outros espaços dos cursos. A avaliação foi feita em formato remoto, como vem ocorrendo desde 2022, e se concentrou nas dimensões de organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

O resultado positivo se soma a outros já divulgados neste ano: em maio, os Cursos de Engenharia de Software (Campus de Quixadá), Engenharia Metalúrgica e Letras-Espanhol (licenciatura noturna) também receberam nota 5; a licenciatura em Dança recebeu nota 4, também considerada de excelência.

SALTO NA BIBLIOTECONOMIA – A Biblioteconomia, do Centro de Humanidades, saltou da nota 4 para a 5 nesta avaliação. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Hamilton Rodrigues, uma força-tarefa foi realizada para corrigir as lacunas apontadas nas últimas análises: “Trabalhamos muito para tapar os buracos, fechar as brechas, melhorar os pontos que o MEC havia sinalizado".

Imagem: Estudantes e professores de Biblioteconomia comemoraram o salto na avaliação, da nota 4 para a 5 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Segundo o Prof. Hamilton, alguns aspectos foram cruciais para o resultado: aquisição de novas obras para a biblioteca e adequação dos planos de ensino das disciplinas ao acervo; melhorias na titulação dos professores, com ampliação do número de doutores atuando na graduação em decorrência do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; e atualização do projeto pedagógico do curso (PPC).

Sobre este último ponto, o coordenador explicou que 2023.1 foi o primeiro semestre de implantação do novo PPC. “Implantamos a curricularização da extensão, atualizamos nomenclaturas, ementas e alocação das disciplinas, corrigimos carga horária, enfim, fizemos um trabalho considerável para atacar falhas e agora temos um currículo realmente novo”, explicou o coordenador.

Saiba mais: conheça o Curso de Biblioteconomia da UFC

ESTATÍSTICA – O Curso de Estatística, do Centro de Ciências, elevou a sua nota de 4 para 5 pelos critérios do MEC e, assim como a Biblioteconomia, também tem passado por atualizações curriculares. Para o coordenador do curso, Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre, as avaliações externas são oportunidades de trazer melhorias para os processos de ensino e aprendizagem.

Imagem: A excelência do Curso de Estatística foi celebrada por docentes e discentes (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na visão do gestor, o reconhecimento da excelência é partilhado com a comunidade de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de Estatística, tanto os atuais como os do passado. Criado em 1964, o Curso de Estatística da UFC irá celebrar, no próximo ano, 60 anos de fundação.

“O estatístico formado por nosso curso tem como atividade transformar dados brutos em informações para, a partir daí, serem tomadas as decisões do ponto de vista estratégico das empresas. Hoje, o estatístico é diretamente envolvido com a ciência de dados, e a formação bastante sólida é uma preocupação que nós temos”, declarou.

Saiba mais: conheça o Curso de Estatística da UFC

CIÊNCIAS ATUARIAIS – Completando a trinca de notas 5, o Curso de Ciências Atuariais (bacharelado noturno), da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), foi contemplado com a avaliação máxima atribuída pelo MEC. Para a coordenadora do curso, Profª Alane Rocha, a inédita nota foi recebida com imensa satisfação, por validar publicamente o compromisso e a educação de excelência.

Imagem: Foto posada de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores do Curso de Ciências Atuariais

Como fatores determinantes dessa conquista, a dirigente enumera a qualidade do corpo docente, o esforço e a dedicação dos servidores técnico-administrativos e da diretoria da FEAAC, além das competências demonstradas pelos alunos do curso.

“Dentre as diversas habilidades que caracterizam o perfil do profissional formado em Ciências Atuariais pela UFC destacam-se a responsabilidade social e o raciocínio lógico e analítico acurado, sem prejuízo de criatividade. Nossos egressos estão inseridos nos mais variados segmentos e postos de trabalho no setor público e privado, tais como a administração pública direta e indireta, planos de saúde e odontológicos, caixas de previdência e empresas de consultoria atuarial”, afirmou a coordenadora.

Saiba mais: conheça o Curso de Ciências Atuariais da UFC

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9020