Cerimônia de posse do reitor ocorre nesta sexta-feira (25), na Concha Acústica, com presença do ministro da Educação

Será realizada nesta sexta-feira (25), a partir das 17h, na Concha Acústica da Reitoria da Universidade Federal do Ceará – Campus do Benfica –, a cerimônia de posse do novo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. Na ocasião, também tomará posse a nova vice-reitora, Profª Diana Azevedo. O evento, aberto ao público, terá a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Estado, Elmano de Freitas, e de secretários e assessores do Ministério da Educação (MEC), além de outras autoridades.

Imagem: A solenidade ocorrerá na Concha Acústica da Reitoria, no Benfica (Foto: Viktor Braga/UFC)

COMO SERÁ – A cerimônia terá início com apresentações culturais do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada e da Camerata de Cordas da UFC – ambos projetos de extensão vinculados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade. Na sequência, o ministro Camilo Santana dará posse ao reitor Custódio Almeida. Logo após ser empossado, o reitor receberá os paramentos das vestes reitorais e, por sua vez, dará posse à vice-reitora Diana Azevedo.

A posse, que normalmente se dá em Brasília, ocorrerá na UFC em uma exceção acordada com o MEC, garantindo a participação de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados da Universidade, além de outros públicos.

Os estacionamentos dos prédios do Campus do Benfica (MAUC/Departamento de Arquitetura, Centro de Humanidades e Faculdade de Educação) serão liberados para quem for acompanhar a cerimônia, com ocupação por ordem de chegada.

A cerimônia de posse do novo reitor encerra o rito de investidura oficial no cargo. Antes, na sexta-feira (18), houve a solenidade de transmissão de cargo de reitor pelo Prof. Cândido Albuquerque, que dirigiu a UFC de 2019 a 2023.

O mandato do Prof. Custódio Almeida como dirigente da Universidade teve início oficialmente no último domingo (20). Na quarta-feira (23), ocorreu a primeira reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) sob a presidência do novo reitor, na qual, entre outros itens da pauta, foram aprovados os nomes dos novos pró-reitores e pró-reitoras da Universidade.