Aprovada cessão de imóvel para construção da nova sede do HUWC, que fará parte do Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu

A Universidade Federal do Ceará deferiu, durante a 130ª sessão ordinária do Conselho Universitário (CONSUNI), ocorrida na tarde dessa sexta-feira (29), o recebimento de imóvel doado pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM) para a construção da nova sede do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), no Campus do Porangabuçu. Com a aprovação da proposta pelo CONSUNI, está previsto o prazo de um ano e meio até o término das obras.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida discursando na tribuna da sala do Conselho Universitário

Relatada pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a matéria envolveu a cessão de bens referentes à ação judicial movida pela UFC para obter o ressarcimento de recursos oriundos de emendas parlamentares pagas ao ICM, que seriam originalmente destinados para erguer o hospital do coração de Fortaleza.

Veja outras imagens da reunião do CONSUNI no Flickr da UFC

“O recebimento das propriedades imobiliárias do ICM é de interesse da atual gestão desta Universidade, pois o hospital que está sendo construído é um equipamento imprescindível ao projeto do Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu”, pontuou o reitor.

Confira entrevista do reitor Custódio Almeida concedida à UFCTV:

Localizado no quadrante compreendido entre as ruas Ana Nery, 1380; Monsenhor Furtado, 958; e Coronel Nunes de Melo, no bairro Rodolfo Teófilo, segundo o relator, o imóvel, que já passou por duas avaliações técnicas, não possui ônus nem impedimentos legais de natureza orçamentária ou de sustentabilidade financeira futura para que a UFC o receba como pagamento total ou parcial da dívida.

Uma das avaliações, feita por iniciativa do ICM, estipulou o valor de R$ 33,4 milhões, enquanto outra, realizada pela própria UFC, chegou ao montante de R$ 37.152.344,58, o que ultrapassa o valor da dívida. Essa segunda avaliação também aferiu que as estruturas já construídas do futuro hospital se encontravam, de um modo geral, em bom estado de integridade.

INVESTIMENTOS ‒ Custódio Almeida também ressaltou as tratativas oficiais sobre o assunto com o ministro da Educação, Camilo Santana, que se comprometeu com a destinação de recursos na ordem de R$ 150 milhões para custear a conclusão das obras do equipamento, cuja gestão será assumida posterior e integralmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Com a EBSERH assumindo o novo hospital, o antigo prédio do HUWC ficará a cargo da UFC e terá novo uso definido pela Administração Superior em diálogo com as unidades acadêmicas instaladas no Porangabuçu, como pronto atendimento, clínicas e ambulatórios.

A respeito do novo hospital, a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Profª Danielle Macêdo Gaspar, afirmou que "a proposta é bem-vinda para melhorar a questão da segurança dos pacientes e do treinamento dos estudantes". Já a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro, concordou com a importância de se ter mais espaços formativos para os cursos da área da saúde.

"A gente compete com as demais universidades e faculdades do município com espaço para desenvolvimento de práticas das disciplinas, estágios e internatos. E eu acredito que essa estrutura ampliada, melhor qualificada vai dar suporte, especialmente, para a formação dos nossos discentes", reforçou a docente.

Veja vídeo da UFCTV com o pró-reitor-adjunto de Graduação da UFC, Prof. Hermógenes David de Oliveira:

GRADUAÇÃO ‒ O CONSUNI ratificou três pautas de interesse dos cursos de graduação da UFC, sob a relatoria do pró-reitor-adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David de Oliveira. Com a aprovação por unanimidade dos presentes, o Curso de Engenharia Química, do Centro de Tecnologia, aumentou a oferta de 70 a 80 vagas anuais para ingresso, e o Curso de Redes de Computadores, do Campus da UFC em Quixadá, alterou o turno de funcionamento de noturno para diurno. Os conselheiros também concordaram com a reformulação dos projetos pedagógicos para individualizar os Cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol, do Centro de Humanidades, o que, na prática, extinguiu as antigas habilitações.

FUNDAÇÕES ‒ Por fim, o conselho autorizou o recredenciamento da Fundação CETREDE para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento institucional da UFC. O CONSUNI validou ainda o relatório de gestão de 2022 da Fundação ASTEF.

Leia mais: CONSUNI delega ao Conselho do ICA decisão sobre realização de nova consulta e formação de listas tríplices para diretoria da unidade

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.