Fortaleza sediará 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia em setembro

Imagem: A biotecnologia é uma das áreas científicas mais promissoras da atualidade (Foto: Divulgação)Entre os dias 14 e 19 de setembro, os olhos da comunidade científica da área de Biotecnologia estarão voltados para Fortaleza, que recebe o 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia (IBS, na sigla em inglês). Mais de mil pesquisadores de 80 países estarão reunidos no Centro de Eventos do Ceará, onde discutirão sobre o tema "Biotecnologia para o Desenvolvimento da Economia Verde".

O evento é promovido pela UFC e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês), com apoio de vários órgãos e empresas. A coordenação do evento está a cargo do Prof. José Osvaldo Beserra Carioca, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, referência no Brasil e no exterior em "Química Verde" e biocombustíveis.

Imagem: 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia será realizado em FortalezaÉ a primeira vez que o evento é realizado no Brasil, após já ter ocorrido em países como Canadá, Estados Unidos, França, Itália e China.

Saiba detalhes sobre o formato do evento

Os participantes irão trocar experiências e conhecer tendências de mercados e inovações em áreas como: Biologia Molecular e Bioinformática; Agronegócios; Industrial e Biotecnologia Ambiental; Produtos Farmacêuticos e Biotecnologia; Economia Verde: Bioprocessos e Bioprodutos – Biocombustíveis; Cooperação Internacional e Biodireito; e Projetos de Inovação e Empreendedorismo.

"Nosso objetivo é juntar a iniciativa privada, os governos e a universidade para trabalhar o desenvolvimento da bioeconomia, através de negócios sustentáveis para o Brasil e, principalmente, para o Ceará", resume o Prof. Carioca.

Imagem: O Prof. Carioca, da UFC, é o coordenador do evento (Foto: FIEC)O conceito de bioecnonomia remete a uma nova lógica econômica, baseada na sustentabilidade e na união dos diversos vetores do setor produtivo que utilizam recursos biológicos em sua cadeia de produção. O desafio é oferecer alternativas e soluções para problemas como a crise econômica internacional, as mudanças climáticas e a atual dependência dos recursos fósseis.

"O petróleo, por exemplo, tende a perder força nos próximos anos. Já a Biotecnologia vai ganhar ímpeto. Nisso, entra o Brasil, que tem grande biodiversidade e já realiza programas inovadores", explica o professor. Ele acrescenta, no entanto, que a ideia é ir além. "Em vez de exportar commodity (como petróleo e minério de ferro), temos que exportar produtos com valor agregado", diz.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. Mais informações pelos telefones 85 4011 1472 / 4011 1562 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Osvaldo Carioca, do Departamento de Tecnologia de Alimentos e organizador do simpósio – fones: 85 3287 3455 e 8887 6488