Ao renunciar, Prof. Jesualdo Farias faz balanço dos sete anos de mandato

Imagem: Ao renunciar, Prof. Jesualdo Farias faz balanço dos sete anos de mandato à frente da UFCAo encerrar a prestação de contas dos sete anos e três dias de gestão à frente da Reitoria da UFC, perante o Conselho Universitário, reunido na tarde desta segunda-feira (20), o Prof. Jesualdo Farias anunciou sua renúncia ao cargo de Reitor afirmando ser aquele um momento muito difícil. Antes da decisão, agradeceu a todos e pediu licença para fazer dois agradecimentos especiais: ao Prof. Henry Campos, pela lealdade e ética como se conduziu durante todo o tempo em que foi seu Vice-Reitor, e ao Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, com o qual trabalha há 20 anos, e que desde o tempo em que foi escolhido para Diretor do Centro de Tecnologia, disse que só aceitaria a missão se levasse o Professor Jesualdo como Vice. Jesualdo mostrou-se grato ainda aos membros do Conselho e lembrou os "momentos difíceis" pelos quais passaram.

Leia também: Prof. Henry Campos assume exercício da Reitoria destacando continuidade

Antes de iniciar o balanço de sua gestão, o Prof. Jesualdo Farias destacou ter assumido uma Universidade "preparada e qualificada, pela contribuição de todos os Reitores que o precederam”. Passou a citar os projetos estruturantes, entre eles a política de acessibilidade aos cursos da Instituição, reestruturação e execução da infraestrutura física; da laboratorial, consolidação dos campi de Quixadá, Sobral e Cariri (transformado na Universidade Federal do Cariri). E ainda a valorização dos Recursos Humanos, da política de Tecnologia da Informação e reestruturação do Complexo Hospitalar, um processo longo e difícil, mas que finalmente foi resolvido definitivamente com a Ebserh. Citou as políticas culturais e artísticas, a internacionalização e o incentivo aos esportes.

Veja mais fotos da reunião do Consuni no Flickr da UFC

A adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Projeto de Expansão foram enumerados pelo Prof. Jesualdo Farias, que enfatizou o fato de a UFC ter aproveitado com inteligência as oportunidades.

Entre as conquistas e avanços citou a consolidação da estrutura administrativa com a reestruturação de todas as Pró-Reitorias e ampliação de suas funções, a criação de unidades acadêmicas, tais como o Instituto de Cultura e Arte, Instituto UFC Virtual, Instituto de Educação Física e Esportes e Instituto de Ciências do Mar (Labomar).

A UFC tem o maior programa de educação tutorial entre as universidades federais (os 283 tutores têm bolsas), lembrou o Prof. Jesualdo Farias, falando também da Agência de Estágios (ligada à Pro-Reitoria de Extensão) e do Projeto CASa.

INFRAESTRUTURA – Em sete anos foram mais de 250 obras executadas em todos os campi (Capital e Interior) e ainda há 126 em andamento, afora outras em processo de licitação, informou o ex-Reitor.

Imagem: Os professores Jesualdo Farias e Henry Campos com os atuais pró-reitores da UFC (Foto: Ribamar Neto)Quanto aos recursos humanos, falou dos mais de mil concursos para professor e servidores técnico-administrativos, bem como para as Casas de Cultura e para a Escola Federal de Educação Infantil,  que têm características próprias. Citou as oportunidades de capacitação ofertadas aos servidores (ao todo, 2.512).

Entre os diversos laboratórios, destacou a Central Analítica, que atende demanda interna e externa, e o melhor e maior laboratório de soldagem do País, construído com recursos da Petrobras. Admitiu que há um déficit de técnicos de laboratório na graduação.

LIVROS – Quanto ao que foi realizado nas bibliotecas da UFC, o Prof. Jesualdo Farias  citou, além das reformas físicas, o acervo de 100 mil exemplares (são cerca de 8 mil e-books),  a ampliação do tempo de permanência e do número de livros com os estudantes.

No tocante à política de assistência estudantil, elencou a construção de refeitórios, aumento do número de refeições oferecidas, de residências, do auxilio à moradia e do número de bolsas.

Nos últimos sete anos foram criados 104 novos cursos, sendo 55 de graduação, 26 de doutorado e 23 de mestrado. Falou também da internacionalização da UFC e neste ponto referiu-se à criação do Instituto Confúcio, em parceria com o Governo da China, e que funcionará no campus do Pici. Entre as alegrias que registra nesses sete anos, está o fato de não ter havido nenhuma invasão da Reitoria no período, "graças à capacidade de diálogo da equipe".

Assegurou o Prof. Jesualdo Farias que a UFC é uma instituição respeitada e de prestígio junto à sociedade, bem como perante à classe política, tanto que conseguiu com o Governo do Estado (na gestão do governador Cid Gomes), isenção de ICMS dos equipamentos de pesquisa necessários aos pesquisadores, obtendo apoio também do atual Governador, Camilo Santana, em projetos de interesse da instituição. Outra manifestação de prestígio é o apoio da bancada cearense no Congresso Nacional, com emendas de bancada para a UFC em projetos de relevância para a Universidade e a sociedade.

PARCEIRO LEAL – Antes de renunciar e transmitir o cargo para o Vice-Reitor, o Prof. Jesualdo Farias dirigiu palavras elogiosas ao Prof. Henry Campos, que pelo seu trabalho em muitas frentes, dentre as quais no Programa Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos), no Fraimer (programa internacional de aperfeiçoamento do ensino médico), no Mais Médicos, "dá visibilidade à UFC".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332