Servidores da UFC se destacam nas seleções para mestrado profissional

Imagem: A servidora Adênia Maria, diretora do Departamento de Administração da Pró-Reitoria de Administração (Foto: Júnior Panela)A servidora Adênia Maria, diretora do Departamento de Administração da Pró-Reitoria de Administração (Pradm), foi aprovada no último processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria da FEAAC, que teve resultado homologado em 30 de setembro.

Para ela, os cursos de pós-graduação são importantes para o desenvolvimento profissional do servidor. “O mestrado, além de especializar e atualizar meus conhecimentos, permitirá que eu trace estratégias e utilize as ferramentas necessárias para propor o melhoramento dos processos no departamento. Mesmo com a dificuldade de conciliar a função de diretora administrativa com o curso de mestrado, acredito que o desafio é importante”, afirma Adênia.

Nessa seleção foram ofertadas 24 vagas, divididas em três linhas de pesquisa, sendo aprovados 14 servidores da UFC, 7 do Instituto Federal do Ceará (IFCE), 1 da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e 2 do Instituto Federal do Piauí (IFPI). No total, inscreveram-se 254 candidatos, dos quais 147 da UFC. Em 2015, nos processos seletivos para mestrado profissional, os servidores da UFC têm obtido cada vez mais êxito. O resultado positivo foi visto nas seletivas do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, em que mais de 50% das inscrições foram de servidores da UFC, resultando em 16 aprovados, das 26 vagas ofertadas, e também do Poleduc, em que, das 20 vagas ofertadas, 12 foram ocupadas por servidores da Universidade.

CAPACITAÇÃO - As seleções para mestrado profissional fazem parte do plano de ampliação de vagas para a capacitação do servidor universitário, com o objetivo de favorecer a produção de conhecimentos, o desenvolvimento organizacional e a progressão funcional. Neste ano, a UFC ampliou em 500% a oferta de vagas para mestrado profissional e já está com a proposta de reedição da Especialização em Gestão Pública, em fase de revisão na FEAAC, com previsão de início em 2016.

“A Progep vem buscando oferecer capacitações e qualificações necessárias aos processos de progressão e promoção dos servidores técnico-administrativos, de maneira verticalizada e observando os interesses estratégicos da UFC”, afirma o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Serafim Ferraz.

Leia nota do Pró-Reitor na íntegra.