UFC sobe 32 posições e é a 55ª melhor universidade de toda a América Latina

Imagem: Logomarca da QS World University para a América LatinaA Universidade Federal do Ceará subiu 32 posições no ranking da QS World University para a América Latina em apenas um ano, passando da 87ª para a 55ª posição entre mais de 3.600 instituições de ensino superior da região. Com isso, a UFC se insere no grupo de 1,5% das melhores universidades da AL. A íntegra do ranking e a ficha da Universidade estão disponíveis na Internet.

O grande destaque da UFC foi no indicador "rede de pesquisa internacional", que afere a abertura internacional de uma instituição para a atividade de pesquisa a partir da rede de parceiros estrangeiros. A Universidade obteve a primeira colocação em toda a América Latina saltando 38 posições nessa categoria.

O indicador da QS toma como referência o Scopus, maior banco de dados de citações e resumos de publicações científicas revisadas por pares acadêmicos, para analisar os parceiros de pesquisa da Universidade.

O resultado reflete o esforço que vem sendo feito na atual gestão, com a criação de uma Pró-Reitoria de Internacionalização e o incentivo na produção acadêmica em rede com importantes centros de pesquisa de todo o mundo.

Para o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, o processo de internacionalização está apenas começando. Ele entende o resultado da QS como reflexo da maturidade alcançada pela Universidade, do grau de compromisso da comunidade acadêmica e da qualidade de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

"Temos de destacar sempre a excelência do quadro docente, da produção científica, da produção de patentes. E isso não é só na pesquisa. Vemos (a excelência) na extensão e no diálogo com a própria sociedade", completa.

A UFC também melhorou seu posicionamento nacional. A Universidade avançou duas posições, passando da 20ª para a 18ª. No campo regional, a Universidade passou a ser a segunda melhor do Nordeste, atrás apenas da Federal de Pernambuco.

OS CRITÉRIOS – O ranking da QS University é uma publicação anual da editora britânica Quacquarelli Symonds (QS). Ele é considerado um dos três rankings universitários mais importantes do mundo.

A QS utiliza oito indicadores diferentes para fazer seu levantamento: além da rede de pesquisa internacional, são considerados critérios como proporção de professores com doutorado, quantidade de artigos científicos publicados por pesquisador, quantidade de citações por artigo e relação entre o número de alunos e professores.

A QS também considera o "impacto da web", que afere a efetividade com que as instituições utilizam novas tecnologias. O ranking se utiliza ainda de pesquisa de percepção para aferir a reputação acadêmica e a reputação entre os empregadores.

A UFC se destacou no item "impacto da web", na 24ª posição na América Latina. No item número de artigos por pesquisador, a UFC ocupou a 26ª posição, ficando ainda com a 36ª colocação na quantidade de citações por artigos. Houve ainda forte crescimento no item proporção de professores com doutorado, no qual a UFC saltou 20 posições e passou a ocupar o 39º lugar.

BONS DESEMPENHOS – O resultado do QS World International Ranking 2018 está em sintonia com uma série de resultados de avaliações divulgadas neste segundo semestre. O mais recente foi a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que aponta melhora em todos os cursos, notadamente naqueles considerados de excelência acadêmica (5, 6 e 7).

No campo da graduação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio teixeira (INEP) divulgou que, dos 11 cursos da UFC avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), seis obtiveram a nota máxima.

Já o Ministério da Educação divulgou levantamento apontando a UFC com nota máxima em seu conceito institucional. No campo dos rankings, o Times Higher Education, principal concorrente do QS, havia apontado a UFC na faixa das 36-40 melhores universidades da América Latina. A diferença entre os levantamentos ocorre em virtude da metodologia adotada, uma vez que cada um enfatiza determinados aspectos da vida acadêmica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331