Procurar no portal

Profs. da Matemática e Engª de Teleinformática são eleitos membros afiliados da ABC

Imagem: O Prof. André Férrer, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, foi um dos membros escolhidos (Foto: acervo pessoal)Mais dois professores da Universidade Federal do Ceará foram eleitos para compor o quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária e uma das mais importantes sociedades científicas do País. Os escolhidos são os docentes André Lima Férrer de Almeida, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, e Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, do Departamento de Matemática. O resultado foi divulgado pela ABC na segunda-feira (11).

Como membros afiliados, os professores integram uma categoria, criada em 2007, destinada a jovens cientistas que têm se destacado em suas áreas de atuação. Nessa categoria, cada vice-presidência regional da ABC elege até cinco pesquisadores de excelência, com idade até 40 anos, para que integrem a ABC por um período de cinco anos.

Na semana passada, o Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC, foi anunciado como novo membro titular, categoria que tem assento vitalício na Academia.

Imagem: O Prof. Ernani de Sousa Ribeiro Júnior, do Departamento de Matemática, comemorou a conquista (Foto: acervo pessoal)SIGNIFICADO ‒ O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, frisa a importância da presença da UFC na instituição que reúne "o que há de melhor na ciência do País". Ele chama a atenção para o fato de os dois novos membros afiliados serem ainda bastante jovens, mas com uma já destacada e relevante contribuição para a pesquisa em suas áreas.

O Prof. Ernani de Sousa comemora o novo posto. "Foi uma surpresa, que recebi com muita alegria. É uma satisfação imensa poder representar a UFC e levar o nome da Instituição a esse nível", afirma.

Ele diz que o nome da UFC contribuiu para o reconhecimento, bem como o fato de o Programa de Pós-Graduação em Matemática, do qual faz parte, ser um dos que obteve nota máxima na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, explica que "a marcante e constante presença de pesquisadores da UFC como afiliados da ABC aponta que a Instituição tem jovens lideranças científicas em diferentes áreas, que serão responsáveis por elevar ainda mais a posição de destaque da UFC no cenário nacional e internacional".

Além dos professores Ernani e André, também foi eleito como membro afiliado o Prof. Eduardo Costa Girão, que cursou graduação, mestrado e doutorado na UFC e, atualmente, é professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Saiba mais sobre os dois docentes da UFC eleitos:

André Lima Férrer de Almeida é doutor em Automática, Processamento de Sinais e Imagens pela Université de Nice Sophia Antipolis (França) ‒ com período de cotutela na UFC. É membro do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (Gtel) e do Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Informação (GPSI). Atua na área de processamento de sinais para comunicações sem fio. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ‒ nível 1D. Leia mais sobre a carreira do docente.

Ernani de Sousa Ribeiro Júnior é doutor em Matemática pela UFC. Cumpriu período de pós-doutorado em Matemática na Lehigh University (Estados Unidos). Suas pesquisas têm ênfase em geometria diferencial e análise geométrica. Um dos projetos de pesquisa coordenados pelo professor na UFC aborda os solitons de Ricci, as métricas CPE e as variedades quasi-Einstein. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ‒ nível 2. Leia mais sobre o currículo do docente.

Veja o histórico de professores da UFC afiliados à ABC
2008-2012
Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Ciências Matemáticas)

2009-2013
Jorge Herbert Soares Lira (Ciências Matemáticas)

2010-2014
Letícia Veras Costa-Lotufo (Ciências Biomédicas)

2011-2015
Antonio Gomes de Souza Filho (Ciências Físicas)

2013-2017
Antônio Caminha Muniz Neto (Ciências Matemáticas)
Celso Shiniti Nagano (Ciências Agrárias)
Edson Holanda Teixeira (Ciências Biomédicas)
Eduardo Bedê Barros (Ciências Físicas)
Odair Pastor Ferreira (Ciências Físicas)

2014-2018
Fabrício Siqueira Benevides (Ciências Matemáticas)
Pedro Marcos Gomes Soares (Ciências Biomédicas)

2015-2019
Bruno Anderson Matias da Rocha (Ciências Biológicas)
Kyria Santiago do Nascimento (Ciências Agrárias)

2017-2021
Amauri Jardim de Paula (Ciências Químicas)
Andrey Chaves (Ciências Físicas)

2018-2022
André Lima Férrer de Almeida (Ciências da Engenharia)
Ernani de Sousa Ribeiro Júnior (Ciências Matemáticas)

Professores da UFC que são membros titulares da ABC
Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular)
João Lucas Marques Barbosa (Matemática)
Luiz Drude de Lacerda (Labomar)
Eduardo Vasconcelos de Oliveira Teixeira (Matemática) ‒ desligou-se da UFC e atualmente desenvolve pesquisas nos Estados Unidos
Manassés Claudino Fonteles (Medicina)
Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância)
Antonio Gomes de Souza Filho (Física)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300