Em evento de homenagem às universidades, Governo anuncia concessão de bolsas de estudo

Imagem: Representantes de 27 programas de pós-graduação e 10 cursos de graduação da UFC receberam troféus e certificados (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará esteve em peso em uma homenagem do Governo do Estado, na quarta-feira (13), às instituições de ensino superior que mais se destacaram em 2017.

Representantes de nada menos que 27 programas de pós-graduação e 10 cursos de graduação da UFC receberam troféus e certificados em reconhecimento aos excelentes resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (Enade) e na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante o evento realizado no Palácio da Abolição, comandado pela vice-governadora do Estado, Profª Izolda Cela, e pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o Governo fez o importante anúncio da retomada de concessão de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que havia sido parcialmente interrompida. A novidade beneficia alunos que, ainda na graduação, manifestam interesse pela pesquisa acadêmica.

O edital do PIBIC foi assinado, na solenidade, com o edital de bolsas destinadas a estudantes de mestrado e doutorado das universidades cearenses. Nos dois casos, os recursos são gerenciados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secitece.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, afirmou que os dois documentos, que já foram publicados na quarta-feira, somarão, no total, cerca de 1.800 bolsas, garantindo a continuidade da oferta que vinha sendo feita.

RECONHECIMENTO E DESAFIOS – A UFC teve o maior número de cursos e programas de pós-graduação homenageados no evento, devido aos índices conquistados no Enade e na avaliação quadrienal da Capes. O titular da Secitece, Inácio Arruda, destacou, também, conquistas ainda mais recentes, como a eleição do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC como membro titular da Academia Brasileira de Ciências. O Prof. Antonio Gomes esteve no evento representando a administração superior da UFC.

Imagem: A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, anunciou retomada de concessão de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (Foto: Ribamar Neto/UFC)Outras universidades e centros universitários, públicos e particulares, também foram homenageados. A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, explicou que as instituições de ensino superior são grandes aliadas da educação básica no Estado e têm desempenhado papel importante tanto na formação de professores quanto em ações de pesquisa e extensão em escolas cearenses.

Entretanto, ela alerta que os desafios ainda são consideráveis. "Apesar das melhorias, ainda temos uma situação geral difícil, com alunos que terminam o nono ano com percentuais críticos de proficiência. Por isso, uma academia que se fortalece e dá resultados pode formar uma rede de enfrentamento desse problema", conclamou.

Veja os cursos da UFC homenageados:

DESTAQUES NA AVALIAÇÃO DA CAPES 2017

NOTA 7 (programas de pós-graduação)
• Engenharia Civil (Recursos Hídricos) M/D
• Física M/D
• Matemática M/D

NOTA 6 (programas de pós-graduação)
• Ciências Médicas M/D
• Farmacologia M/D
• Geografia M/D
• Química M/D
• Enfermagem M/D