Encontros Universitários certificará participação de alunos não bolsistas

Imagem: Os Encontros Universitários ocorrerão de 29 a 31 de março (Imagem CCSMI/UFC)A edição 2016 dos Encontros Universitários (EU), de 29 a 31 de março de 2017, dará certificado a todos os alunos participantes. A nova medida, anunciada pela Pró-Reitoria de Extensão, visa motivar a presença de alunos que não são bolsistas. Durante o evento, conforme estabelecido em memorando do Gabinete do Reitor e previsto no calendário universitário, não haverá atividade acadêmica, como aulas e avaliações.

Os estudantes que desejarem comparecer aos encontros não precisarão fazer inscrição prévia. Durante as atividades, alunos do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) atuarão como monitores (identificados com camisa roxa), sendo responsáveis por registrar a entrada (check-in) e saída (check-out) dos participantes em cada uma das atividades.

Ao final dos encontros, todos os alunos receberão um certificado em que constará a quantidade de horas de participação no evento. Para isso, será necessário que ele se dirija a um dos monitores para fazer o check-in e o check-out on-line, usando o número da sua matrícula. Isso será possível graças a um sistema desenvolvido pelo coordenador do PACCE, Hermany Rosa Vieira, junto a uma equipe do Programa.

Não haverá limite de atividades e nem de horas de participação, desde que seja feito o registro de entrada e saída. Essa é a primeira vez que a metodologia será usada e, caso seja bem-sucedida, passará a ser usada nas próximas edições.

Os EU acontecerão no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e no prédio do Instituto de Arte e Cultura (ICA), no mesmo campus. Serão três dias de atividades e apresentações de trabalhos orais e de pôsteres dos bolsistas dos projetos de extensão, iniciação acadêmica, iniciação científica e pós-graduação.

Este ano, em paralelo aos EU, estarão acontecendo também o Festival UFC de Cultura e a terceira edição da Mostra ICA (ambos de 28 a 31 de março) . A participação nesses dois eventos também contará na somatória de horas de atividades no certificado dos EU.

ATIVIDADES NOTURNAS – Outra novidade nesta edição é que as atividades de apresentação dos trabalhos (orais e pôsteres) se estenderão até as 20h. Antes, todas as atividades eram encerradas às 18h. Essa medida foi proposta pelo diretor do ICA, Prof. Sandro Gouveia, que quer possibilitar a participação dos estudantes que trabalham durante o dia e estudam à noite.

A abertura oficial dos três eventos será no dia 29, às 9h, no auditório do Centro de Ciências, com a palestra "Arte, ciência e tecnologia: novos paradigmas de convivência e desenvolvimento", a ser ministrada pela professora titular da PUC-SP Lúcia Santaella. Após a abertura, haverá uma feijoada grátis no Restaurante Universitário do Pici.

Leia mais: Funcionamento das Linhas Intercampi e do Restaurante Universitário durante os Encontros Universitários

Fonte: Prof. Rogério Masih, Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.