Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Estudantes lotam abertura dos EU, Festival de Cultura e Mostra ICA em fala de Lúcia Santaella

Imagem: Lúcia SantaellaEstudantes nas cadeiras, em pé e até sentados pelos corredores. O auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, ficou pequeno para a quantidade de jovens que lotaram a solenidade de abertura de três dos principais eventos do calendário da UFC: os Encontros Universitários (EU), o Festival UFC de Cultura e a Mostra ICA. "Vivemos dias sombrios. E a melhor maneira de mostrar força, resistência e compromisso de assegurar uma universidade pública, gratuita e de qualidade é fazer o que estamos fazendo aqui: demonstrando nossa produtividade, força e união", afirmou o Reitor Henry Campos, no início de seu discurso à grande plateia, na manhã desta quarta-feira (29).

O ponto alto do evento foi a palestra de uma das mais respeitadas pesquisadoras do País, Lúcia Santaella, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), autora de 44 livros, quatro vezes vencedora do Prêmio Jabuti de literatura e referência nos estudos sobre semiótica. Para a conferência sobre "Arte, ciência e tecnologia: novos paradigmas de convivência e desenvolvimento", ela decidiu, de improviso, deixar de lado a tradicional apresentação em PowerPoint e "conversar" com o público sobre o tema a que vem se dedicando há vários anos.

Veja outras imagens da abertura dos eventos no Flickr da UFC

Imagem: Quarteto 4 em Foco se apresenta na abertura do eventoDe acordo com Santaella, a interseção entre arte, ciência e tecnologia remonta ao período do Renascimento – lembrou o italiano Leonardo da Vinci, que reuniu as três condições em sua atividade. As transformações a partir da Revolução Industrial e ao longo do século XIX tornaram o cenário mais complexo, imbricando ainda mais essas áreas. "Impossível dissociar arte de tecnologia. E, mais ainda, ciência de tecnologia. A tecnologia é um produto da ciência. E, ao mesmo tempo, ela a retroalimenta."

A grande aceleração nas transformações tecnológicas na contemporaneidade, por sua vez, tem criado dilemas. "As pesquisas em tecnologia não têm conseguido acompanhar o próprio desenvolvimento tecnológico", lembra Santaella. E complementa chamando a atenção do público para uma reflexão: "É importante atentarmos para aquilo em que a tecnologia está nos transformando. Sim, porque ela está transformando o ser humano". Antes da palestra, a pesquisadora concedeu entrevista à rádio Universitária FM, cujo conteúdo está disponível no site da emissora.

ENCONTROS E MOSTRA ICA – Após a abertura, a programação dos Encontros Universitários, do IX Festival UFC de Cultura e da III Mostra ICA segue até a próxima sexta-feira (31) no Campus do Pici. Presente na solenidade, a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, ressaltou as novidades implementadas nesta edição, dentre elas a possibilidade de alunos não bolsistas também receberem certificado de participação.

Imagem: Mesa de abertura do eventoEla lembrou, ainda, que esta é a primeira vez em que os Encontros ocorrem paralelamente ao Festival UFC de Cultura e à Mostra ICA – evento em que será apresentada a produção dos alunos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade, em áreas como música, design, cinema e audiovisual, dentre outras. "No ano passado surgiram inúmeros problemas. Havia a conjuntura política, as paralisações de categorias da UFC, mas tivemos uma equipe que sonhou junto", destacou a Profª Márcia, em referência à necessidade de adiamento dos eventos, na época.

Neste ano, foram inscritos 4.870 resumos de trabalhos, um aumento significativo em relação aos 4.060 resumos da edição anterior. O Diretor do ICA, Prof. Sandro Gouveia, convidou toda a comunidade acadêmica a ocupar o Campus do Pici nos próximos dias. "Este é um momento único de festejar a Universidade e de projetar nosso futuro", afirmou.

FESTIVAL – A nona edição do Festival UFC de Cultura está repleta de atrações, e um dos destaques desta quarta-feira (29) é o show do Projeto Rivera, banda local autoral que reúne vários fãs, às 22h, no palco principal do evento (anfiteatro do ICA, Campus do Pici). A programação completa, por dia, está disponível no site do Festival.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo