109ª turma da Medicina cola grau ouvindo palavras de esperança em dias melhores

Imagem: Novos médicos fazem o juramento de HipócratesAo iniciar sua fala com a notícia de que "o mundo não vai acabar", o Prof. Álvaro Jorge Madeiro Leite, orador escolhido entre o corpo docente da Faculdade de Medicina, surpreendeu os 45 graduandos integrantes da 109ª turma de Medicina, em solenidade de colação de grau realizada no fim da tarde desta segunda-feira (5), no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

Passado o impacto, o Prof. Álvaro Jorge explicou que a frase era título do novo livro de crônicas da escritora Tatiana Salem Levi, que traz "textos esperançosos, utopias ou protopias, como querem outros, para falar do processo histórico, da vontade inteligente de homens e mulheres". Em seguida, trouxe a história de Rivânia – a menina de 8 anos que salvou seus livros da enchente em São José da Coroa Grande (PE) – para reforçar sua esperança de que "o mundo não vai acabar", e tomou-a como exemplo de "esforço de sobrevivência em tempos sombrios".

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Álvaro Jorge Madeiro Leite, orador docente da Faculdade de MedicinaValeu-se de Heidegger para dizer que, "diante da precariedade, da perplexidade do destino de nossa época, de nossa condição humana, três atitudes são possíveis: resignar-se, revoltar-se e pensar". Do filósofo francês Edgar Morin extraiu o que seria "aprender a viver", a partir das "próprias experiências, com ajuda dos pais e depois dos educadores, mas também por meio dos livros, da poesia, dos encontros". Para o Prof. Álvaro Jorge, a menina Rivânia, sem saber, se fez acompanhar de Heidegger e Morin.

Dirigindo-se a seus ex-alunos, refletiu: "Que momento de vida para deixar a Universidade formados e se embrenhar nos desafios de uma profissão tão exigente. Que momento para viver a (e na) sociedade brasileira! Que momento para viver a dimensão incontornável de suas próprias vidas".

QUATRO PALAVRAS – Os familiares e amigos dos novos médicos ouviram Thais Amanda Silva Pereira Castelo Branco, representante dos colegas, admitir que foi difícil a missão de resumir em seis minutos uma trajetória de seis anos. Ela revelou ter lançado mão de quatro palavras para traduzir os sentimentos. Thais Amanda falou de sonhos, saudade, gratidão e felicidade.

Imagem: Thais Amanda Silva Pereira Castelo Branco foi o oradora discente"O sonho de todos de formar-se em Medicina; a saudade do que foi deixado para trás, da juventude e agora a saudade da turma, das aulas, das pessoas com quem convivemos. Impossível não ter gratidão por tantos que nos apoiaram (Deus, pais, maridos, esposas, namorados, namoradas, filhos)", disse Thais, desejando que a felicidade daquele momento fosse eterna.

PIONEIRA – "O diploma que vocês receberam traz o selo de uma universidade pioneira, a primeira que se implantou em nosso Estado há mais de seis décadas e que, com o mesmo espírito desbravador, instalou extensões de seu curso de Medicina nas cidades de Barbalha e Sobral", afirmou o Reitor Henry Campos, dizendo-se seguro de que a UFC preparou "estes jovens condignamente para enfrentar os embates de seu ofício, que não é uma profissão como as outras, pois exige a mais consolidada vocação e uma imensa carga de doação e renúncia".

SER HUMANO – "Nosso Curso de Medicina objetiva o pleno desenvolvimento do aluno como ser humano", continuou Henry Campos. "O médico egresso da UFC é um profissional que conhece nossos sistemas de saúde e está capacitado a atuar no âmbito do SUS. Sua formação ética é valorizada e ele aprende que a visão holística do paciente determina atenção não apenas aos males do corpo, mas também aos que se escondem na alma, às questões ambientais, às doenças relacionadas ao trabalho, a problemas como adição às drogas e as diversas formas de violência".

Imagem: Reitor Henry Campos recebeu lista assinada pelos concludentes das mãos da Profª Simone BorgesAo concluir seu discurso, o Reitor dirigiu-se diretamente aos "novos colegas", admitindo que eles "merecem um Brasil melhor do que vemos desfilar hoje em todos os noticiários. Mas são vocês que o construirão com a argamassa da honradez, da competência, da seriedade, da solidariedade e da sensibilidade social".

RITUAL – O rito da solenidade de colação de grau inclui o recebimento, pelo Prof. Henry Campos, da lista assinada pelos concludentes, das mãos da Profª Simone Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação; a leitura do juramento de Hipócrates, na ocasião comandada pelo graduando Emanuel Apollo de Macedo Ferreira, e a leitura do termo de colação pelo Reitor Henry Campos.

Fizeram parte da mesa dirigente dos trabalhos, além do Reitor da UFC, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Andrade Furtado; a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa Soares; a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Sá Borges; os professores Valeria Goes Ferreira Pinheiro e Francisco das Chagas Medeiros, Diretora e Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, respectivamente; Manuel Oliveira Filho, coordenador do Curso de Medicina, e Álvaro Jorge Madeiro Leite, coordenador do Internato em Pediatria.

Leia mais: Curso de Medicina da UFC em Sobral realiza colação de grau de 17 concludentes

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331