"À frente de seu tempo", Maria Auxiliadora de Souza é Professora Emérita da UFC

Imagem: O Reitor da UFC e a Professora Emérita Maria Auxiliadora de Souza entre as filhas da homenageada, Ignês e Cristiany (Foto: Jr. Panela/UFC)Aos 86 anos, a professora aposentada Maria Auxiliadora de Souza, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, viu-se rodeada de familiares, amigos e ex-alunos prontos a homenageá-la. Em sua residência, na manhã de quarta-feira (2), ela recebeu o título de Professora Emérita da UFC, a mais alta comenda da Instituição, concedida àqueles que construíram uma história excepcional no exercício da docência.

"Foi uma luta muito grande para chegar aqui. Agora, vendo meus amigos, meus ex-alunos, me sinto feliz", disse a homenageada, que, antes de atuar na Faculdade de Medicina, trabalhava no comércio de Fortaleza.

A mulher que é lembrada pelo Prof. Sulivan Mota, diretor do Iprede, como "a primeira professora a levar os alunos de Medicina para conhecer a realidade das favelas", tem uma trajetória digna de reconhecimento, dado o caráter social de sua atuação.

Veja outras imagens da entrega do título no Flickr da UFC

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que, assim como Mota, foi aluno de Maria Auxiliadora no Curso de Medicina, a descreveu como "uma mulher à frente de seu tempo", e lembrou que ela foi pioneira ao trazer para a Universidade o tema da saúde comunitária, bem como a compreensão sobre as demandas de comunidades pobres.

"Lembro de uma iniciativa chamada Projeto Pacatuba, em que nós, estudantes de Medicina, passávamos um dia lá, atuando de acordo com o grau de competência de cada um, realizando exames, avaliações, acompanhados por professores. Em um ano, a mortalidade infantil do município foi reduzida a zero", recordou o Reitor.

Imagem: Entrega do título ocorreu na residência da homenageada (Foto: Jr. Panela/UFC)O engajamento social se multiplicou pelo Interior do Estado, chegou à Amazônia e até à África, onde ela desenvolveu e participou de projetos na área da saúde. Mesmo depois de aposentada, Maria Auxiliadora resolveu trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF), invertendo o caminho tradicionalmente percorrido por muitos médicos, que, em geral, engajam-se no PSF quando recém-formados. Sua trajetória profissional só foi interrompida em 2009, por motivo de saúde.

INTERNACIONAL – O olhar apurado para as demandas dos mais pobres, porém, é apenas uma das facetas da Profª Maria Auxiliadora, que também se destacou na internacionalização, no momento em que o tema ainda não tinha status de urgência da atualidade. "Sempre viajou muito, fez associações com outras instituições, publicou em revistas internacionais", recorda o Prof. Henry Campos. As duas filhas, Ignês e Cristiany Freitas Mota, são testemunhas: "Não parava um minuto", brincou Cristiany.

Após décadas de dedicação, a homenagem é celebrada. "Assim como eu, centenas de alunos carregam a Profª Maria Auxiliadora no centro de sua formação", destaca o Prof. Sulivan Mota. O Prof. Henry Campos completou: "Eu me sinto honrado de ser Reitor neste momento e poder entregar este título a uma pessoa como a senhora", finalizou.

Leia mais: Currículo da nova Professora Emérita da UFC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331