Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Em noite de colação, pronunciamentos questionam futuro e falam de esperança

Imagem: Formandos aproveitam o dia da colação para fazer muitos registros na Reitoria (Foto: Jr. Panela/UFC)Os 350 concludentes dos cursos do Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação, que colaram grau na noite dessa terça-feira (8), festejaram intensamente quando o Reitor Henry de Holanda Campos concluiu a leitura do termo de colação de grau, que dizia que eles estavam formados pela Universidade Federal do Ceará.

Momentos antes, a representante dos estudantes, Laura Ribeiro Maciel, da Faculdade de Direito, disse que a noite era de celebração, mas complementou: "Ao mesmo tempo, uma noite em que aquelas perguntas difíceis passam por nossas cabeças: e amanhã? E os próximos meses? O que vai acontecer?".

Veja mais imagens da segunda noite de colação no Flickr da UFC

Em seu pronunciamento o Prof. Henry Campos também falou sobre alternativas e dilemas do mercado de trabalho, "que tanto pode apresentar-se adverso como promissor", admitindo que "em nosso País, nos dias que correm, não podemos falar em certezas. A esperança escasseia diante de tantos retrocessos, de tanto adiamento no projeto de nos transformarmos em um país desenvolvido econômica e socialmente".

Imagem: Laura Ribeiro, formanda da Faculdade de Direito, falou em nome dos estudantes (Foto: Jr. Panela/UFC)Mas afirmou ter a certeza de que "nada há de tolher a vontade de construir esse Brasil novo que há tanto tempo povoa nosso imaginário", entendendo que serão os novos talentos que conseguirão suplantar as crises sucessivas e fazer com que alcemos ao patamar das grandes nações.

FORMAÇÃO EFICIENTE – "Evidencia-se nesta solenidade que a promoção da educação mediante o ensino, a pesquisa e a extensão consolida uma formação eficiente, efetiva e de qualidade", afirmou a Profª Neide Monteiro, Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, escolhida como oradora representante do corpo docente.

Disse ser hoje "dia de colação de grau, de alegria, de felicidade e do sentimento de cidadania expresso na convicção do dever cumprido".

Observou também a Profª Neide Monteiro que o momento histórico requer que esta geração "promova o vir-a-ser da humanidade e da sociedade sem perder de vista os princípios básicos do humanismo, haja vista a convicção de que esta geração de profissionais vai assumir, com galhardia, a gestão das organizações públicas e empresariais, como resultado da formação acadêmica das mais efetivas, eficientes e eficazes".

Imagem: Concha Acústica lotada de formandos, amigos e familiares (Foto: Jr. Panela/UFC)ESPERANÇA – Embora tenha feito questionamentos sobre o amanhã, a recém-graduada Laura Ribeiro sentencia: "Não podemos, diante das dificuldades, nos deixar abater pelas expectativas dos outros, nem pelas nossas próprias, perdendo a esperança. Esta, a esperança, é um elemento ao traçarmos o caminho para nosso futuro, e dela não podemos nos distanciar nunca".

NOVAS SAÍDAS – Para a Universidade, "o momento da crise é ocasião para se explorarem novas saídas e oportunidades", admitiu o Reitor, assegurando que "as restrições orçamentárias, as dificuldades que hoje nos são impostas, nos motivam a redirecionar nossas ações".

Lembrou ainda o Prof. Henry Campos que, em 62 anos, desde sua criação, "a UFC já enfrentou o tacão do regime autoritário, o torniquete de sucessivos – e malfadados – planos econômicos, os atentados contra a autonomia universitária. E, a cada golpe, só fez agigantar-se e consolidar-se como instituição imprescindível para o crescimento social e econômico de nosso Estado".

O ciclo de colações de grau fica encerrado nesta quarta-feira (9), com a formatura dos estudantes do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), do Instituto UFC Virtual, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e da Faculdade de Medicina, em solenidade às 19h na Concha Acústica da UFC.

Veja como foi a primeira noite de colação de grau, no último dia 7

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo