Discursos emocionados e tom político marcam terceira noite de colação de grau

Imagem: Cerimônia dessa quarta-feira (17) encerrou ciclo de colação de grau 2017.2 em Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC)Quando os primeiros gestos de Narlya de Oliveira Santos foram se expressando sobre o palco da Concha Acústica, na noite dessa quarta-feira (17), toda a multidão de formandos e convidados, que tomava conta do ambiente, silenciou em sinal de respeito, admiração e emoção. A concludente do curso de Letras-Libras representou o corpo discente, manifestando seu discurso na língua brasileira de sinais, o qual falava de sacrifícios, de dedicação e da realização do sonho de concluir o ensino superior.

"Pode parecer um discurso um pouco diferente para alguns, algo novo ou até espantoso. Mas, sim, minhas mãos falam, e esse discurso ficará marcado para sempre em nossas vidas", disse a formanda, conquistando os aplausos efusivos de todos a sua frente. Os gestos de Narlya eram traduzidos em português instantaneamente para toda a plateia, permitindo que todos compreendessem a mensagem da concludente, que também representava a primeira turma de formandos do curso de Letras-Libras da UFC.

Veja outras imagens da terceira noite de colação de grau no Flickr da UFC

Na noite dessa quarta-feira (17), foram diplomados os alunos provenientes dos cursos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e da Faculdade de Educação, totalizando 518 formandos. Ao longo das três noites de colação de grau em Fortaleza, a UFC diplomou 1.555 novos profissionais.

Imagem: Narlya de Oliveira Santos, concludente de Letras-Libras, foi a oradora discente (Foto: Viktor Braga/UFC)"É um grande orgulho, uma grande vitória! Saímos hoje deste lugar com a certeza de que cumprimos nossa missão, mas sabemos também que é só o começo de uma longa jornada e que fomos escolhidos para levar este nome no peito e dar orgulho a esta Universidade tão renomada", destacou Narlya.

A fala da aluna foi seguida pelo representante do corpo docente, Prof. Paulo Rogério Faustino de Matos, do Curso de Finanças, que trouxe ensinamentos trazidos de sua trajetória de vida desde que foi aluno de Engenharia Civil até tornar-se professor.

"Eu me formei engenheiro julgando que deveria exercer somente a engenharia depois. Que ilusão! Eu pude aprender sobre a riqueza que é se permitir conhecer e explorar ciências diferentes. Em outras palavras: não necessariamente sua felicidade estará em fazer exatamente a mesma coisa durante toda a vida, tal qual imaginado por você no primeiro dia de graduação. Aliás, pessoas com pluralidade de experiências profissionais costumam dialogar muito bem. Pensemos fora da caixa", aconselhou o professor.

Imagem: O representante do corpo docente foi o Prof. Paulo Rogério Faustino de Matos, do Curso de Finanças (Foto: Viktor Braga/UFC)Após a fala dos representantes de alunos e professores e da diplomação dos graduandos, o reitor Henry de Holanda Campos trouxe um tom político para seu discurso. Fez seu pronunciamento convocando os formandos e seus convidados a olharem para o futuro com otimismo, diante das ameaças que hoje se vislumbram à jovem democracia brasileira.

"No palco da mídia e das redes sociais, circula a mensagem do ódio, do preconceito, da homofobia, enfim, de todos os matizes da intolerância, tão bem exemplificados pelo credo do nazi-fascismo, que já acreditávamos sepultado nos desvãos mais vergonhosos da história. Essa prédica do totalitarismo mais primário e demagógico, que se alimenta da ignorância política, não pode contaminar nossa juventude", defendeu Henry, conclamando todos para uma mobilização da sociedade na qual se creia na coalizão de forças democráticas que apostam no poder da ética, da responsabilidade social e ambiental, e da capacidade transformadora da Educação.

Imagem: Para o reitor Henry Campos, 2018 é oportunidade para se "iniciar a construção de um Brasil diferente" (Foto: Viktor Braga/UFC)Para o reitor, é necessário que se abrace a possibilidade de, em 2018, "iniciar a construção de um Brasil diferente, onde se valorize o conhecimento, onde a ciência, a tecnologia e a inovação possam ser usadas como instrumentos das mudanças que se fazem necessárias". "A nova história de um Brasil democrático, de um Brasil justo, honesto e feliz se faz com capítulos como este que aqui estamos escrevendo. Passa pelas grandes celebrações do conhecimento, do saber, representadas pelas colações de grau", reforçou.

QUIXADÁ E SOBRAL – Nesta sexta-feira (19), será a vez de 38 concludentes do Campus da UFC em Quixadá receberem o diploma de graduado. Os formandos são dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Rede de Computadores e Ciência da Computação. A solenidade ocorrerá a partir das 18h, no Auditório Nilo Procópio Peçanha, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Já na segunda-feira (22), a colação ocorre no Campus da UFC em Sobral, a ser realizada no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro). Serão diplomados 115 concludentes de 7 cursos (Odontologia, Finanças, Engenharia de Computação, Música, Psicologia, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica).

MEDICINA – Os cursos de Medicina, tanto de Fortaleza como de Sobral, realizaram a colação de grau em dezembro de 2017.

Segunda noite da colação de grau 2017.2: incentivo ao sonho e ao desenvolvimento
Otimismo, gratidão e defesa da ética marcam primeira noite do ciclo de colação de grau

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313