Reconhecimento: reitor recebe estudantes premiados da Fisioterapia e da Geografia

Imagem: Encontro reuniu o reitor, os alunos premiados, orientadores e professores (Foto: Ribamar Neto/UFC)Dois jovens cientistas da Universidade Federal do Ceará, recentemente prestigiados com importantes prêmios nacionais, foram homenageados na tarde desta terça-feira (5), em um encontro marcado pelo reconhecimento e o incentivo à pesquisa interdisciplinar.

A estudante do Curso de Fisioterapia Ana Jéssica dos Santos Souza e o aluno do Doutorado em Geografia Pedro Edson Face Monteiro foram recebidos e parabenizados pelo reitor Henry Campos e tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conquistas.

Pedro Edson, recém-aprovado no doutorado, venceu, em maio, o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em Geomorfologia, concedido pela principal instituição do País na área, a União da Geomorfologia Brasileira. Com orientação do Prof. Rubson Pinheiro Maia, ele desenvolveu uma metodologia inovadora de mapeamento de cavernas, que possibilita a compreensão da gênese e da evolução dessas formações.

Já a aluna de Fisioterapia Ana Jéssica foi uma das vencedoras do 15º Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conquista inédita para a UFC. Com orientação da Profª Hermelinda Macena, ela desenvolveu o projeto de um aplicativo para celular direcionado a adolescentes com alterações posturais.

O aplicativo passou por validação tecnológica e acaba de ser testado com usuários, podendo ser lançado para o público ainda este ano.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

#ORGULHOUFC ‒ Ana Jéssica e Pedro Edson se disseram orgulhosos por representar seus cursos e felizes pelo reconhecimento nacional já no início das carreiras. "É muito bom ver nosso curso com tantos resultados positivos em tão pouco tempo. Eu não fiz nada sozinha, foram muitos parceiros", ressaltou Ana Jéssica. A Fisioterapia na UFC tem oito anos de existência e já se destaca na graduação, com nota máxima no ENADE.

Imagem: O aluno do Doutorado em Geografia Pedro Edson Face Monteiro e a estudante do Curso de Fisioterapia Ana Jéssica dos Santos Souza (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor Henry Campos destacou a importância das premiações não apenas para o crescimento da UFC, mas, sobretudo, para o incentivo a estudantes de outras áreas. "A Universidade só cresce com essa distinção", ressaltou.

Ele fez particular incentivo à interdisciplinaridade e à integração entre ensino, pesquisa e extensão nas atividades da Universidade. O projeto de Ana Jéssica, por exemplo, envolve pesquisadores da Fisioterapia, Design, Enfermagem, Estatística e Saúde Comunitária, contemplando tanto ciência quanto prestação de serviço à sociedade.

"Deixo minha mensagem de agradecimento a vocês, aos orientadores. Que esse reconhecimento seja um estímulo a outros estudantes. Queremos incentivar, ressaltar a importância", disse o reitor, que também parabenizou a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, avaliado com nota 6 (de um máximo de 7) pela CAPES.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, lembrou que, ao contrário do que muitos podem imaginar, a inovação pode ser almejada em todas as áreas do conhecimento, "não apenas na ciência dura, como na engenharia, por exemplo". A Geografia e a Fisioterapia da UFC comprovam a máxima.

Além dos homenageados e seus orientadores, também participaram do encontro a pró-reitora-adjunta de Graduação, Profª Simone Borges; a diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; o vice-diretor do Centro de Ciências, Prof. Eustógio Wanderley; o chefe do Departamento de Fisioterapia, Prof. Pedro Lima, e a coordenadora daquele curso, Profª Nataly Gurgel.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331