Procurar no portal

Cultura e conexões: nove meses de uma Universidade mais pulsante, comunicativa e bem relacionada

Dialogar, difundir, conectar. Essas palavras-chave atravessam três áreas da gestão universitária que possuem laços profundos com as capacidades humanas de se expressar e se relacionar. Partindo do ponto de vista da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), a energia tem sido depositada no relacionamento com entes internos e externos, empreendedorismo e internacionalização. 

Imagem: Foto da fachada da Reitoria da UFC

Uma das novidades foi a criação da Plataforma link@, uma espécie de vitrine de competências, negócios, empreendedorismo social e tecnologias em um só lugar. Acessando-a, os usuários poderão explorar e navegar, em linguagem simples, por tudo o que a Universidade oferece em termos de competências, serviços, produtos e ideias. Uma série de workshops para facilitar a aproximação com setores produtivos será divulgada na plataforma, apoiada pelo Programa Ambidestria. 

O empreendedorismo acadêmico e o Parque Tecnológico da UFC (PARTEC) receberam estímulo de conquistas como a criação da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), que reunirá UFC e mais 13 instituições em projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará (FUNCAP), com investimento de R$ 16 milhões até 2026. O empreendedorismo socioambiental tem recebido especial atenção com o ingresso da UFC, como única instituição de ensino superior pública local, no programa nacional Universidades + Engajadas, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). 

Nas relações internacionais, as mais recentes projeções vieram com a participação da UFC na organização das reuniões de trabalho do comitê G20 Educação, sediadas em Fortaleza de julho a outubro, e com a expansão de um projeto-piloto dos cursos de mandarim do Instituto Confúcio para a rede pública de ensino médio, em ação pioneira no Brasil. 

Imagem: Foto do palco do Concerto em Cordel, com apresentação de Paola Torres e banda

ENQUANTO ISSO, NA CULTURA – Para a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), uma das prioridades recentes foi acolher projetos culturais de interiorização, promoção da diversidade e valorização do saber popular e direcionar esforços a iniciativas estruturantes como o Plano de Cultura da UFC, o Festival UFC de Cultura e o Corredor Cultural Criativo do Benfica. A PROCULT tem tido ainda participação direta na elaboração de novos projetos que ampliam a atuação da UFC na cena da cultura do Estado, como o Espaço Cultural da Reitoria, o Cineteatro do Campus de Itapajé, o futuro Campus Iracema e o novo Centro de Produção Cultural. 

Houve importante avanço na área de relações interinstitucionais, com projetos e ações conjuntas com Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes, Instituto Brasileiro de Museus, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Juventude de Fortaleza, entre outros importantes agentes da cultura do Estado e do País – laços que têm colocado a UFC como protagonista e organizadora de eventos de abrangência nacional no campo. 

O Programa de Promoção da Cultura Artística, que beneficia 150 bolsistas atuantes em projetos culturais de diferentes unidades acadêmicas da Capital e do Interior, tem sido intensificado e dado capilaridade às ações de cultura e arte em toda a Universidade. 

Saindo da cultura e adentrando a comunicação, a UFC comemora a aprovação pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) da concessão de um canal de televisão para o campus de Fortaleza e de uma emissora de rádio FM para o campus de Russas, enquanto seguem sendo pleiteados outros dois canais de rádio FM destinados aos campi de Sobral e Crateús. 

Imagem: Foto da secretária de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Kamila Fernandes, falando ao microfone

A mudança administrativa que converteu a antiga Coordenadoria de Comunicação e Marketing em Secretaria de Comunicação e Marketing, mantendo a sigla UFC Informa, promoveu uma reestruturação organizacional relevante na área, na qual se destacam a adesão dos servidores de Comunicação ao teletrabalho via PGD e a criação de um núcleo específico para assessoria e atendimento à imprensa – recurso que ampliou a visibilidade positiva da UFC na mídia. 

A nova dinâmica favoreceu a adoção de um caráter mais promocional da marca e da produção da UFC em grandes eventos e iniciativas da Universidade, como os Encontros Universitários e os 70 anos da Instituição. Um último marco, decorrente da refiliação da UFC à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), foi o retorno da UFC Informa como representante institucional no Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM). 

Leia mais:

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300