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Finanças, infraestrutura, tecnologia e governança tornaram-se alicerces do cumprimento da missão institucional

Uma instituição da dimensão da UFC, cuja comunidade ultrapassa as 40 mil pessoas e se assemelha a uma cidade de médio porte, jamais funcionaria a contento sem construir sua estrutura organizacional sobre sólidas fundações. Saúde financeira, infraestrutura física, tecnologia da informação e governança corporativa podem ocupar a categoria de “alicerces” da Universidade, apesar de suas diferentes naturezas. Em comum, compartilham o fato de atravessarem essencialmente todas as áreas da gestão.

Imagem: Foto da reunião do Comitê de Governança da UFC na sala do Conselho Universitário

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), a quem cabe segurar a “batuta” dos recursos e reger essa complexa orquestra chamada UFC, priorizou nos últimos nove meses a manualização de procedimentos e a atualização de fluxos e documentos estratégicos. Dois dos tutoriais em questão são o Manual de Estrutura Organizacional, recém-elaborado, e o Manual de Desdobramento de Estratégia, que acaba de ser atualizado. 

Enquanto o primeiro traz instruções alinhadas às exigências do Governo Federal para a instituição de unidades organizacionais, o segundo traz um passo a passo para que as unidades da UFC elaborem internamente os seus Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDUs) alinhados à estratégia institucional, ou seja, ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC. Com os dois documentos, já são visíveis ganhos como a otimização das atividades desempenhadas e o alcance de grande parte dos objetivos estratégicos previstos no PDI. 

Mesmo com um cenário desafiador, a execução financeira da UFC tem sido muito eficiente, por meio do remanejamento de recursos e da atuação da Administração Superior junto aos ministérios para obter Termos de Execução Descentralizada (TED), que têm permitido o atendimento a demandas da comunidade como reajuste de bolsas, ampliação de auxílios, aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas.

O PDI 2023-2027 também passou por profunda revisão neste início de gestão, efetuando revisão de princípios norteadores e avaliação do status das metas organizacionais, que já são constantemente monitoradas. Já a prestação de contas, atendendo aos critérios de transparência pública, é sintetizada pelo Relatório de Gestão, que socializa dados e entregas realizadas pela organização durante o ano, conforme as exigências normativas do Tribunal de Contas da União (TCU). As boas práticas têm tornado nacionalmente a UFC modelo e referência no benchmarking em gestão estratégica.

Também tem sido bem-sucedida a incursão da UFC no conceito da governança corporativa, iniciada em 2017 quando da criação da Secretaria de Governança (SECGOV). Relatórios recentes da Coordenadoria-Geral de Auditoria e de órgãos de controle externos já atestam que a UFC possui sistemas avançados de governança e cresceu de maneira visível na gestão de riscos.

A SECGOV solucionou, até março de 2024, 54 ações que demandavam correção (de um total de 74), constantes dos planos de tratamento do Índice de Gestão e Governança Públicas do TCU (iGG). Conforme análise da Secretaria, a UFC atingiu 78% de conformidade no iESGO (Index of Environmental, Social and Governance, índice do qual faz parte o iGG), com resposta positiva para 387 dos 496 itens do questionário. 

Um segundo destaque da área foi relativo ao Programa de Integridade da UFC, cujo relatório foi remetido, em fevereiro último, para a Controladoria-Geral da União (CGU). O documento detalha as medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Imagem: Foto da reunião do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação e Governança Digital (CATI)

SALTO DE TECNOLOGIA –

Entre as conquistas da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), destacou-se, nesses nove meses de gestão, a recomposição democrática do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação e Governança Digital (CATI), que voltou a ter plena presença dos segmentos acadêmicos. A composição atual ultrapassa em representatividade o arranjo inicial de quando foi criado.

Também foi ganho estratégico da STI a modernização de processos internos de contratações (compras institucionais em TI) e de interoperabilidade entre sistemas da administração pública, facilitando processos e otimizando o trabalho de gestão. Pela primeira vez, a Universidade utiliza um sistema que agrega as demandas das unidades organizacionais da UFC referentes a bens de tecnologia da informação. Um outro sistema, premiado com o 1º lugar no Hackaton Inovando UFC 2023, permite que sistemas distintos que não se comunicam diretamente através de APIs possam interoperar via uso de robôs de software.

Um último avanço representa uma demanda histórica na área de tecnologia: a maior reforma já realizada no prédio da STI, localizado no Bloco 910 do Campus do Pici. A intervenção adequará as instalações aos critérios de acessibilidade e recuperará interna e externamente a edificação, com o adendo de uma ampliação no piso térreo.

A reforma da sede da STI é apenas uma de uma série de obras já licitadas: 1) construção do galpão de laboratórios do Campus da UFC em Crateús; 2) construção do bloco do refeitório e da biblioteca do Campus da UFC em Crateús; 3) segunda etapa de construção da Residência Universitária 2142 (Campus do Benfica, Fortaleza); 4) segunda etapa da construção da Residência Universitária 1655 (Campus do Benfica, Fortaleza); 5) reforma do pavimento térreo, superior e fachada da sede da Superintendência de Tecnologia de Informação da UFC (Campus do Pici, Fortaleza); 6) construção da segunda etapa da Unidade Didática Central do Campus de Sobral; 7) segunda etapa da construção do bloco da Central Analítica, localizado no Campus do Pici (Fortaleza); 8) segunda etapa de construção do teatro do Campus de Itapajé; 9) construção da Central de Resíduos da FAMED Sobral  (Campus Derby, Sobral); 10) construção da Central de Resíduos e da Infraestrutura de Acesso do Campus Mucambinho (Sobral); 11) reforma da coberta do Bloco 1 do Campus Mucambinho (Sobral); 12) recuperação do castelo d'água do Instituto de Cultura e Arte (Campus do Pici, Fortaleza).

Imagem: Foto das obras do Teatro do Campus de Itapajé

 De acordo com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), o montante investido nas obras já licitadas é de R$ 36,2 milhões. Para a superintendência, os destaques entre as licitações feitas são a aguardada conclusão da Unidade Didática do Campus de Sobral, a conclusão de duas Residências Universitárias em Fortaleza, a reforma da rede elétrica para instalação de uma farmácia-polo no Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) e a licitação de transporte para os alunos de todos os campi do Interior.

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Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

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