Busca constante pela qualidade converte excelência em bússola para ensino, pesquisa e extensão

Uma Instituição nota 5. Para quem “torce o nariz” pensando que a Universidade Federal do Ceará (UFC) está longe de merecer um 10, é preciso informar que ela já detém a nota máxima. Quem atesta é o Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que divulgou seus resultados em abril de 2024. Isso localiza a Instituição em um grupo exclusivo de somente 54 instituições de ensino superior, correspondentes a 2,7% do universo de IES avaliadas. Ser conceito 5 indica a excelência da IES, mas ser excelente não é um atributo construído rápida ou isoladamente.

Quando da divulgação dos resultados, a gestão atribuiu o sucesso a um planejamento articulado entre coordenações de cursos, unidades acadêmicas e pró-reitorias. Esse pensamento em rede continua válido, e é o que tem permitido à UFC avançar setorialmente, mas em especial enquanto conjunto.

Imagem: Foto do público visitante da Feira das Profissões

Examinando um desses setores, o de graduação, as boas novas são dignas da programação dos 70 anos. Uma década após a última edição, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) anuncia com alegria o retorno da Feira das Profissões da UFC. Muito querido pela comunidade, o evento somou-se às solenidades de colação de grau (cuja última edição foi unificada e ocorreu no dia 30 de julho) e os Encontros Universitários no retorno dos grandes eventos presenciais do Calendário Universitário. A Feira aguarda um público de mais de 140 mil pessoas durante os três dias de programação, nos dias 17 a 19 de setembro.

“A melhor forma de acolher as pessoas que querem entrar na Universidade é fazer isso no antes, mostrando que a UFC tem oportunidades para elas não só de formação, mas de vida”, explica o pró-reitor de Graduação Davi Romero, destacando ainda que a Feira agrega de membros da gestão a estudantes de graduação. Iniciativas como ela e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) estreitam os laços da UFC e da PROGRAD com a educação básica, especialmente a da rede pública.

Dois desafios da graduação, a contenção da evasão dos cursos e o fortalecimento dos vínculos com os já graduados, receberão, em breve, o reforço da reestruturação do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) e da plataforma de egressos DNA UFC, ainda em elaboração.

Imagem: Participantes posam em frente a banner do 1º Seminário de Internacionalização da UFC

Uma conquista que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – após a recém-criada Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação (CPAV) realizar a primeira avaliação institucional global da área e a PRPPG adotar uma política generalizada de cotas para pessoas pretas e pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência nos programas de mestrado e doutorado – orgulhosamente tirou de sua checklist foi a realização do 1º Seminário de Internacionalização da UFC, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).

Ocorrido nos dias 13 e 14 de agosto em formato híbrido, o Seminário debateu o papel pedagógico da internacionalização de saberes no ensino superior, promoveu debates entre pesquisadores e órgãos de fomento e divulgou programas de apoio a oportunidades internacionais.

De agosto de 2023 para cá, os interessados em cursar mestrado ou doutorado na UFC ganharam seis novas opções. Foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) três doutorados acadêmicos (em Arquitetura e Urbanismo e Design, em Artes e em Estudos da Tradução), dois doutorados profissionais (em Economia e em Ensino de História) e um mestrado acadêmico (em Engenharia Civil - Campus da UFC em Russas). Este último é o sétimo programa de pós-graduação no Interior.

Imagem: Foto de um concerto da Camerata de Cordas da UFC com vista de frente do palco

A extensão tem se consolidado como um percurso formativo para a graduação e a pós-graduação, com seu processo de curricularização e uma aproximação, empreendida pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) com as unidades acadêmicas da Capital e do Interior.  Além da já anunciada criação das Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS), cujo objetivo é aproximar componentes curriculares e atividades extensionistas, a PREX vem trabalhando na ativação da Câmara de Extensão do CEPE e na revisão dos normativos institucionais relativos à extensão, para nutrir internamente as diretrizes extensionistas e estimular uma formação interdisciplinar que dê o devido valor à prática acadêmica extramuros.

“Criar a Coordenadoria de Formação e Curricularização da Extensão foi uma medida de reestruturação imprescindível. O trabalho da PREX já superou alguns dos desafios primários para sua atuação, e já estamos vendo além. São exemplos a realização futura de duas grandes pesquisas – uma sobre a presença feminina na extensão e a outra sobre alunos da graduação que conheceram a UFC a partir de ações extensionistas”, conta a pró-reitora da pasta, Profª Bernadete Porto, acrescentando que outra frente prioritária é conversar com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) sobre um edital específico para projetos extensionistas no Estado.