Parceria entre Prefeitura e UFC prevê encontros temáticos sobre o Plano Fortaleza 2040

Imagem: Superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, apresentou o Plano Fortaleza 2040 na UFC Em encontro realizado na última sexta-feira (20), no auditório da Reitoria, a Universidade Federal do Ceará recebeu representantes da Prefeitura da capital cearense para uma apresentação do Plano Fortaleza 2040, desenvolvido pelo município através do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Dirigentes de unidades acadêmicas, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFC compareceram à reunião.

O coordenador do Plano e superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, agradeceu à UFC pela parceria desde o início do projeto, em 2013, por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). "Esse plano nasce a partir do desejo de integrar políticas públicas, já que temos uma cultura latifundiária no serviço público: cada um quer cuidar de suas coisas, de seu orçamento, sem conversar com outras áreas. Então o que se imaginou foi construir um plano que pudesse integrar as políticas", explicou.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Santana relatou ainda que, "para não se inciar do zero", o trabalho começou a partir da reunião e revisão de documentos que se dedicaram a pensar um projeto para a cidade, como o plano estratégico feito pela Fundação Getúlio Vargas, nos anos de 1970; o Planefor, coordenado pelo Prof. João Parente; e, mais recentemente, também com a participação "bastante ativa da Universidade", o Pacto por Fortaleza, articulado pela Câmara Municipal. "Também visitamos outros documentos existentes, e um de grande importância foi o Plano de Habitação de Interesse Social de Fortaleza", comentou.

Ressaltando a importância do debate permanente que diz caracterizar o Fortaleza 2040, o superintendente do Iplanfor finalizou: "Só um plano continuado, revisto, atualizado, acompanhado pela sociedade, pela universidade e por aqueles que constroem a economia da cidade, pode ser um plano de sucesso".

O Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, enfatizou a iniciativa de "pensar a Fortaleza do futuro, Fortaleza que se constrói a cada dia, que se transforma em ritmo Imagem: Reitor Henry Campos listou cursos da UFC que devem compor colegiado para analisar o planoacelerado". Para o dirigente, "o planejamento dessa cidade dinâmica exige a mesmo celeridade".

Ao louvar o processo participativo de construção do Fortaleza 2040, o Reitor destacou a promoção de "estudos, pesquisas e diagnósticos" e a sistematização e divulgação de "informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas e infraestruturais" pelo Iplanfor, que "municia os órgãos públicos com as informações necessárias a um planejamento responsável".

O Prof. Henry Campos também apontou a colaboração da UFC, que, através de um acordo de cooperação técnica com o Iplanfor, prevê a constituição de um colegiado que se debruçará sobre o Plano e será formado por docentes de pelo menos 30 cursos das áreas de Ciências, Ciências Humanas, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Educação, Saúde, Artes, Comunicação, Direito e Ciências da Informação.

EIXOS TEMÁTICOS – A exposição dos eixos temáticos do Plano ficou a cargo do coordenador do núcleo social-econômico do Fortaleza 2040, Sérgio Buarque. Equidade territorial, social e econômica; cidade conectada, acessível e justa; vida comunitária, acolhimento e bem-estar; desenvolvimento da cultura e do conhecimento; qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais; dinamização econômica e inclusão produtiva; e governança municipal compõem o Fortaleza 2040. A proposta do Plano, segundo Buarque, é que "os eixos sejam sinérgicos e ganhem velocidade igualmente".

URBANISMO E MOBILIDADE – O encontro da última sexta-feira (20) também teve parte de sua programação reservada para a apresentação do plano mestre de urbanismo e mobilidade do Fortaleza 2040, pelo arquiteto Fausto Nilo, coordenador da área de urbanismo e mobilidade no projeto do Iplanfor. No cerne da questão, a proposta é de um "planejamento para mudança e, pensando a longo prazo, uma cidade para o crescimento econômico e a prosperidade justa e equitativa". Nilo destaca que o plano é "um reforço proposital na estruturação, no fortalecimento e na recuperação da vida em vizinhança". Para além da valorização do local, uma das principais propostas é traduzida pelos corredores orientados pelo transporte público.

Imagem: Dirigentes, professores, servidores e estudantes da UFC assistiram à apresentaçãoENCONTROS NA UFC – Com calendário a ser divulgado brevemente, foi anunciada, ao final da reunião, a realização de encontros temáticos sobre o Plano Fortaleza 2040 nas diversas unidades acadêmicas da Universidade.

Compuseram a mesa, ainda, a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado; o subchefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Prof. Daniel Cardoso; a diretora de Planejamento do Iplanfor e coordenadora técnica do Plano Fortaleza 2040, Lia Parente; e o presidente da FCPC, Prof. Francisco Guimarães.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331