Corrente de solidariedade: o agradecimento da UFC

Registramos, de público, nosso agradecimento diante das inúmeras manifestações de solidariedade endereçadas à Universidade Federal do Ceará, após a invasão da Reitoria e os atos de vandalismo aí perpetrados por um grupo de estudantes.

As mensagens a nós endereçadas, assim como as notas de repúdio veiculadas através da imprensa, externavam, em uníssono, a condenação de diversas representações da sociedade – veículos de comunicação, entidades de classe e lideranças políticas – ao que se considerou como despropositada agressão a um patrimônio público que goza do respeito e da admiração do povo cearense. Foi unânime, da mesma forma, a interpretação de que os vândalos encapuzados que ocuparam a Reitoria estavam longe de interpretar, com aquelas ações, o pensamento da grande maioria dos alunos da Universidade.

Aproveitamos o ensejo para reforçar nosso posicionamento sempre favorável ao diálogo, confiantes que somos nos valores democráticos que regem o ambiente universitário. Nesse cenário, os atos de força estão desprovidos de qualquer sentido, prestando-se apenas para realçar a intolerância e o despreparo político daqueles que os praticam.

Henry de Holanda Campos            Custódio Almeida
              Reitor                                  Vice-Reitor

Nota dos ex-Reitores da UFC à comunidade universitária e à sociedade cearense
Nota da SBPC de repúdio aos atos de vandalismo na Reitoria da UFC